Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Medalhas Olímpicas de 2020 Serão Feitas de Eletrônicos Reciclados

Medalhas Olímpicas de Tóquio 2020 Serão Produzidas de Lixo Eletrônico Reciclado

Em agosto de 2016, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, divulgou que as medalhas entregues aos atletas dos jogos de 2020 serão feitas de metal obtido da reciclagem de equipamentos eletrônicos como smartfones, tablets, computadores, etc. Por isso, o governo do Japão esta convocando a população para doar equipamentos inutilizados como forma de obter matéria prima para este projeto.


Os dispositivos eletrônicos em geral, contém pequenas quantidades de varios tipos de metais como ouro, prata, cobre, platina e tungstênio. Recuperar estes metais dos dispositivos depois de terem sido descartados requer um programa de reciclagem bem organizado, e é nisso que o pais vem trabalhando fortemente. 

Quanto material ?

Para produzir as 5 mil medalhas que serão distribuidas para os atletas, o Japão precisa coletar oito toneladas de metal, que após o processo de reciclagem, produzirá aproximadamente 40 kg de ouro, 4.000 kg de prata e 3.000 kg de bronze.

A Coleta

A partir de abril deste ano, caixas de coleta serão instaladas em todo o Japão em mais de 2.400 lojas NTT Docomo e escritórios públicos em todo o país. Além disso, os organizadores dos jogos olímpicos podem acabar buscando formas alternativas para alcançar o montante desejavo, como por exemplo, incentivando fabricantes japoneses e varejistas que podem ajudar, recolhendo e doando dispositivos antigos.

Comparando

Para se comparar, nos Jogos Olímpicos de Londres, foram utilizados 9,6 quilos de ouro, 1,210 quilos de prata e 700 quilos de cobre - ingrediente necessário para fazer bronze. Só em 2014, através deste processo de reciclagem,  o Japão obteve 143kg de ouro, 1.566kg de prata e 1.112 toneladas de cobre.

Koji Murofushi, diretor esportivo dos jogos de Tóquio 2020, disse: 

"Há um limite nos recursos de nossa terra, então reciclar essas coisas nos fará pensar no meio ambiente".
O principal objetivo deste projeto é promover a sustentabilidade e a reciclagem de itens comuns que contenham metais preciosos que, de outra forma, seriam altamente nocivos ao meio ambiente. 

Fontes: pcmag | techradar | pixabay

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.