Após trocar a Placa-Mãe e Processador do computador, o Windows 7 Não inicia corretamente.
O computador do cliente com a placa-mãe e o processador queimados na minha bancada. O cliente comprou uma placa e processador equivalentes para substituir mas, não posso formatar e reinstalar o sistema operacional.
Veja bem, o procedimento correto é, fazer um backup dos dados, realizar um formatação e reinstalação limpa do sistema operacional, porém, o cliente solicitou que se possível, eu não formatasse o HD.
Em teoria, tudo deveria funcionar normalmente. Provavelmente o windows reconheceria a nova placa e solicitaria os drivers para reconfigurar e pronto mas, na prática o que aconteceu foi que o windows não consegue mais inicializar. O sistema operacional começa e o computador reinicia logo após aparecer o logo do windows 7 na inicialização do sistema.
Porque isso acontece ?
O sistema operacional tem instalado os drivers da placa anterior e não reconhece a placa nova. Portanto, o que devemos fazer é fornecer os drivers novos para que o windows consiga reconhecer os novos dispositivos e assim, voltar a inicializar normalmente.
Terramentas
Vamos precisar do seguinte:
- DVD ou Pendrive Instalador do windows 7
- Drivers da placa nova
- Hirens Boot USB
- 7-Zip
- Uma pitadinha de Paciência e Sorte
Mãos à Obra
Primeiramente, encontre todos os drivers da sua placa-mãe nova, principalmente os de ChipSet, e descompacte-os usando o 7-zip.
Em seguida, utilize o Hirens Boot USB para iniciar o computador e copiar os drivers descompactados para o HD do sistema que vamos recuperar. Crie uma pasta com o nome "DRIVERS" onde estarão os drivers da placa nova e salve todos os arquivos descompactados dentro desta pasta.
Agora, inicie a instalação do Windows 7 utilizando o seu CD ou Pendrive de instalação e escolha o idioma adequado
Depois, clique em "Reparar o computador"
Agora, escolha a opção "Prompt de Comando"
Ao acessar o prompt, digite o seguinte comando:
dism /image:X:\ /add-driver /Driver:X:\DRIVERS\ /recurse
Altere o X pela letra da unidade que contém o sistema que deseja recuperar e não se esqueça de indicar a pasta DRIVERS, onde estão armazenados os arquivos de drivers da placa nova.
É aqui que entra a dose de paciência por que, depois disso é só aguardar enquanto o comando dism processa os drivers que detectar para atualizar o sistema mas, saiba que neste momento é preciso esperar muito pois, o processo demora bastante.
Em seguida, pegue firme na sorte por que, se tudo der certo e se você tiver muita sorte, depois que o dism terminar e você reiniciar o sistema, o windows deve inicializar normalmente.
Para concluir, acesse o gerenciador de dispositivos e verifique se tudo esta correto. Caso exista algum conflito ou falte algum driver, organize tudo e pronto.
Imagens sob licença CC0 Creative Commons: wikimedia.org | pixabay.com | pixabay.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.