Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Browsers Alternativos - Porque Internet não é só Firefox e Chrome

NÃO EXISTE um navegador de internet perfeito, e isso é FATO !!! O máximo que você pode conseguir é um navegador com o qual melhor se adapte, e que possua recursos e funções que lhe sejam mais úteis que aquelas que outros navegadores apresentam.

A busca por um navegador unânime em todos os meios é uma utopia antiga que vai permanecer eternamente. Mesmo que num futuro próximo alguém consiga desenvolver um produto que agrade à grande maioria dos usuários da internet, isso é o máximo que ele poderá atingir, a "grande maioria". Sempre haverá aqueles que serão fiéis aos seus navegadores do coração e NÃO o trocarão por qualquer outro, mesmo que ele chegue perto da unanimidade.

E mesmo essas pessoas, por mais apegadas que sejam aos seus programas favoritos podem mudar de opinião, seja por livre e espontânea vontade ou por pressão dos tempos.

Se desejar ir direto à lista de browsers alternativos, clique aqui...
 
Eu sou um exemplo claro disso. Muito antigamente era fã incondicional do falecido navegador Netscape e não o trocaria por nada até o dia em que conheci o Opera. Neste dia tudo mudou para mim porque este era mais rápido que o anterior e possuía recursos que me atraíram muito. Desta forma, meu namoro com o Opera durou muitos anos, até que conheci o Mozilla Firefox, e neste momento meu universo ficou completo, pois o Firefox era perfeito para mim, porque consigo personalizá-lo da forma que desejar, bloquear toda e qualquer propaganda que encontrar em qualquer site, posso baixar qualquer arquivo, vídeo ou imagem que desejar e fazer muitas coisas mais.

Porém um dia, comecei a notar que o Firefox estava deixando a desejar alguma coisa e acabei descobrindo que, como todos sabem, ele estava consumindo muito recurso de memória dos computadores nos quais o utilizava. Além disso, no inicio de 2018, a Mozilla passou a utilizar somente as WebEstensions e simplesmente abandonou todas as extensões antigas, e isso me fez partir em busca de novidades.

Queria encontrar um navegador que me garantisse o mesmo nível de personalização e segurança que tinha até então, e acabei encontrando o PaleMoon, que é um navegador totalmente configurado e preparado para gastar menos recursos e ser mais rápido, principalmente porque uma de suas principais características é o fato deste ter sido desenvolvido para aproveitar todos os recursos da plataforma 64 bits. Isso, por si só, já o torna um software mais rápido e poderoso que grande parde dos seus concorrentes.

Para mim, um dos pontos mais atraentes neste navegador é que ele usa o mesmo código-fonte do Firefox e então, todos os AddOns que estou acostumado a utilizar, funcionam normalmente. Desta forma consegui o que desejava, um navegador com o mesmo nível de personalização e segurança que o FireFox me forneceu por tanto tempo, e um pouco mais do que isso, já que ele funciona mais rapidamente pois consegue utilizar com destreza os recursos oferecidos pela plataforma 64 bits.

Porém, seguindo o ciclo natural da nossa vida on-line, chegou um momento em que notei que o PaleMoon começou a falhar em alguns aspectos. Por exemplo, em se tratando de segurança e privacidade, sempre utilizei o addon ADBlock Latitude, mas ele é muito grande e pesado e notei que, conforme eu adicionava novas regras de proteção, mais lento o navegador ficava. Então, ao realizar uma pesquisa para encontrar um addon que fizesse o mesmo que o ADBP e que fosse menor e consumisse menos recurso, encontrei o uBlock Origin, que é exatamente o que preciso.

Mas, como já afirmei que não existe uma unanimidade neste setor, e como sou um viciado em downloads e experimentador louco profissional de softwares, sempre estou buscando e testando novos navegadores e decidi fazer uma lista aqui para mostrar algumas das opções que já utilizei. Acredite ou não, existe muito mais do que Firefox, Chrome, Opera e Safari por ai...

Vamos à nossa lista.:
 
 

Vivaldi Browser é um navegador rápido, rico em funcionalidades, altamente flexível que coloca o usuário sempre em primeiro plano.
Plataformas: Mac OS X ; Windows; Linux
Licença : Free
Desenvolvedor: Vivaldi Technologies

O Vivaldi é um navegador gratuíto desenvolvido pela Vivaldi Technologies, uma empresa fundada pelo cofundador e CEO da Opera, Jon Stephenson von Tetzchner. Em breve ele disponibilizará para os usuários sincronização, integração com cliente de e-mail e muito mais.
Também existe uma rede chamada Vivaldi.net que oferece aos seus membros opções como blogs, serviço de e-mail, fotos e forums. A rede Vivaldi.net não tem relação alguma com o software Opera. Por ser baseado no código fonte do Chromium, o Vivaldi pode baixar e utilizar qualquer extensão do Google Chrome.


Midori é um navegador altamente focado em ser leve e rápido.
Plataformas: Windows; Linux; BSD; Xfce
Licença : Open Source
Desenvolvedor: Christian Dywan.

Pensando também na privacidade do usuário, sua ferramenta de busca padrão é o DuckDuckGo, que é um motor de busca que promete nunca rastrear ou armazenar dados sobre as buscas dos seus usuários.



Links é um navegador gráfico e textual e é totalmente gratuito.
Plataformas: Windows; Linux; Mac OS X ; Xfce
Licença : Open Source
Desenvolvedor: Twibright Labs .

Mikuláš Patocka começou a desenvolver o Links ( Somente modo texto ) em 1999 e o criou, a principio, somente por hobby e posteriormente como projeto escolar.

Em 2000 Marting Pergel, Petr Kulhavý e Karel Kulhavý juntaram-se ao projeto e adicionaram as capacidades gráficas e Javascript ao navegador. 


Konqueror é um navegador de código Aberto com HTML 4.
Plataformas: Windows; Linux; Mac OS X ; BSD; KDE
Licença : Open Source
Desenvolvedor: Equipe do KDE

O Konqueror é um navegador web de código Aberto em conformidade com HTML 4.01, suporte a Java applets, JavaScript, CSS 1, CSS 2.1, bem como addons do Netscape (por exemplo, Flash ou RealVideo plugins). O Konqueror é nativo dos pacotes KDE.

Na verdade o Konqueror é gerenciador de arquivos avançado do KDE. Graças às tecnologias subjacentes do KDE, ele pode de forma transparente acessar servidores FTP e SFTP, arquivos compactados (e outros arquivos), e até mesmo acessar e ripar CDs de áudio.

O Konqueror funciona com um motor de renderização KHTML (e, opcionalmente, o Webkit) o que significa que ele suporta os mais recentes padrões da web como HTML5, Javascript, CSS3 e outros. Este navegador possui um bom conjunto de plugins personalizados, como um bloqueador de anúncios, tradução automática das páginas web, gerenciador de usuários e muito mais. 


K-Meleon é um navegador extremamente rápido e leve baseado no layout Gecko.
Plataforma: Windows
Licença : Open Source
Desenvolvedor: Christophe Thibault

K-Meleon é um software de código aberto distribuído sob a licença GNU e é projetado especificamente sistemas operacionais Windows 32 bits. 
 

Webian Shell navegador para dispositivos que não precisem de área-de-trabalho.
Plataforma: Mac OS X; Windows; Linux
Licença : Open Source
Desenvolvedo : Ben "tola" Francis 

O Webian Shell é desenvolvido sob a plataforma Mozilla Chromeless, uma das mais recentes tecnologias dos criadores do Firefox. Chromeless permitiu que o Webian Shell fosse escrito nativamente com tecnologias como HTML, CSS e JavaScript, o que proporciona ao usuário uma experiencia web pura.


Este aplicativo aproveita elementos essenciais dos navegadores web, ambientes desktop e gerenciadores de janelas e os combina em um navegador único e minimalista dedicado ao uso de aplicações web. 
 
E como atualmente a internet é mais utilizada nos smartfones do que nos computadores, também tenho testado sempre algums navegadores para os dispositivos móveis. Neste caso, posso indicar dois browsers que são os meus favoritos até agora e tenho sempre os dois isntalados. Veja abaixo: 

 
UC Browser é um navegador gratuito com download rápido, economia de dados, funcionalidade Ad-Block, player de músicas, vídeos com experiência suave.
Principais características:
  • Download rápido
  • Economia de dados
  • Bloqueio de anúncios
  • Vídeo para todos os gostos
  • Modo Facebook
  • Modo Noturno

 
Soul Browser da SoulSoft é um navegador que possui uma visualização agradável dos conteúdos da internet e oferece uma variedade de recursos rápidos e poderosos. Projetado para facilitar o uso, tudo nele foi pensado para fornecer uma experioência única e otimizada. O navegador tem uma ferramenta excelente para download fácil e rápido de vídeos, além de características gerais como pausa, limitação de downloads simultâneos e downloads reservados.

Possui tema escuro que é aplicado tanto na interface do browser quato nos websites em sí. Modo "Ver apenas imagens", que mostra todas as imagens da página visitada como se fosse um album, o que o faz sentir como see estivesse lendo um livro. E a característica que mais me agrade é a capacidade de salvar todas as imagens de uma página de uma só vez. 

Concluindo
 
Sendo bem realista, sei que dificilmente algum desses navegadores vai te agradar a ponto de trocar o seu favorito mas, pelo menos a título de conhecimento, acredito que vale testá-los. Testei cada um deles e sei que todos tem suas vantagens e desvantagens porque sempre tem um que ganha em algum aspecto onde outro deixa a desejar. 
 
Pessoalmente, meus favoritos são o Pale Moon para uso no computador, por que ainda é o que mais fornece os recursos e o nivel de personalização e segurança que procuro em um navegador, e no celular uso o Soul Browser, onde os recursos de download facilitado de vídeos e a possibilidade de baixar todas as imagens de uma página são os recursos que mais me agradam.
 
Qual é o seu favorito ? Gostou de algum desses mostrados aqui ? Deixe o seu comentário e diga-nos o que acha do seu navegador ou indique algum outro que seja interessante. 

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.