Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Como verificar se um link é seguro antes de acessa-lo?


Às vezes, especialmente se você não tiver um antivírus, tudo o que você precisa fazer é visitar um site malicioso ou falso para infectar seu sistema. Além disso, existem sites que não só prejudicam o seu computador, mas também exploram o seu smartphone, levando-o furtivamente a um site com uma desagradável "surpresa". Por isso, antes de clicar em qualquer link suspeito, use um verificador de links para se certificar que não esteja correndo risco de cair em algum golpe ou ter seus dispositivos invadidos por um malware ou outras ameaças de segurança.

O link nesse e-mail é verdadeiro? Quer seja enviado por um amigo ou por um estranho, é insensato clicar em links sem saber para onde o levam.

Um dos problemas de segurança que mais cresce nos dias de hoje é o phishing, que é frequentemente espalhado por pessoas que tem o mau vício de clicar compulsivamente em qualquer link que lhes seja oferecido em e-mails, redes sociais, mensageiros, e outras ferramentas de colaboração.

Preocupado em fornecer acidentalmente suas informações pessoais? O phishing é potencialmente uma preocupação maior do que o malware, por isso faz sentido ter a certeza de que o site que pretende visitar é realmente seguro e você não estará correndo o risco de ter suas informações e identidade roubadas. 
 
Embora se deva estar sempre atento a todas as suas atividades online, não faz mal ter uma ajuda a mais, por isso, aqui estão algumas ferramentas podem te ajudar a verificar se um link é seguro.

O que um verificador de links deve fazer ?

 
Existem dois tipos de link URL:
  • Um URL de comprimento padrão, começando por www, seguido pelo nome do website, e terminando com ".com" ou algum outro domínio de nível superior.
  • Um URL abreviado, tal como cutt.ly/VnGFizh.
Não importa se o link que recebeu é um URL de comprimento padrão ou encurtado. Se for perigoso de alguma forma, uma ferramenta de verificação de links deve ser usada para conferir para onde será direcionado. Se os links vão levá-lo a um website comprometido, o verificador de links destacará isto imediatamente. Da mesma forma, os links diretos para malware, ransomware e outros riscos podem ser descobertos antes de lhe causar algum dano.

 

Se quiser verificar um link suspeito, comece com um nome de confiança em segurança online - Norton.

Para verificar um link em busca de malware, basta colar o URL no campo de verificação e clicar no botão de pesquisa. O Norton Safe Web exibirá uma classificação e análises da comunidade sobre o website. Se quiser adicionar a sua opinião, pode criar uma conta e juntar-se à comunidade de verificadores de links.

O Norton Safe Web oferece mais duas ferramentas:
  • Norton Safe Search Extension é um melhoramento da barra de endereços Chrome que adiciona uma funcionalidade de pesquisa rápida e segura ao seu navegador.
  • Norton Home Page Extension traz uma pesquisa segura em todos os resultados do seu motor de busca
Ambas as opções testarão segurança dos links antes de clicar neles e são ideais para uma navegação segura na web.

 

Outro verificador muito útil é o ScanURL, um site independente que leva a sério suas consultas de links através de um link HTTPS seguro. Embora o verificador de links e spam seja suportado por anúncios, os resultados são bons e ele pode até fornecer maiores informações sobre a origem do URL para ajudar outros utilizadores a evitá-lo.

O ScanURL pesquisa usando os motores Google Safe Browsing Diagnostic, PhishTank, e Web of Trust e fornece informações sobre o registo Whois do site consultado. Os resultados devolvidos indicarão instantaneamente se você pode acessar o site e algumas recomendações do ScanURL.

Evite o site se os resultados o listarem como perigoso.

- Relatório de Transparência do Google


O Google também oferece um serviço útil de verificação de links. O serviço de Relatório de Transparência oferece um campo padrão no qual se pode introduzir o URL que deseja verificar. Os resultados serão exibidos em poucos segundos e te mostram se o site é confiável ou não.

Além de informar sobre possíveis malwares, o Google Transparency Report irá alertá-lo também para o risco de phishing.

- VirusTotal


Oferecendo uma ferramenta de scan multi-funções baseada em browser, VirusTotal analisa "arquivos e URLs suspeitos para detectar tipos de malware". Os resultados dos escaneamentos são compartilhados com uma comunidade de segurança online. Basta visitar o site, clicar no URL, depois colar o link e pesquisar.

VirusTotal é uma ferramenta simples que lhe dará resultados instantâneos e eficientes.

Para programadores, a VirusTotal oferece APIs públicas e privadas. Embora limitadas a projetos não comerciais, estas podem ser utilizadas para criar a sua própria ferramenta de verificação de links em um site pessoal. Além disso, a ferramenta pode verificar arquivos suspeitos também, bastanto apenas você fazer o upload do arquivo desejado para obter facilmente uma análise completa realizada utilizando motores de várias ferramentas antivírus ao mesmo tempo.

- PSafe Dfndr Lab Suspicious Link Checker


Fácil de usar, a ferramenta dfndr da PSafe te ajuda a testar um link para segurança com um único clique. Basta copiar o URL que deseja verficar de um e-mail, página web, mensagem instantânea, etc., para a ferramenta de pesquisa e clicar em "Analisar" para verificar o link e ver o resultado.

Se o site for encontrado na base de dados do laboratório dfndr, o site mostrará se pode ou não confiar nele. Caso contrário, se o site não for encontrado, será encorajado a ter cautela: "Se não estiver 100% confiante no URL ou website, não deve clicar no mesmo".

Ao contrário dos outros verificadores de links aqui listados, o laboratório dfndr confia na aprendizagem de máquinas para detectar "URLs potencialmente inseguros". Além disso, os links são cruzados com URLs suspeitos de outros recursos, enquanto que a análise interna é realizada se os outros testes se revelarem inconclusivos.

- URLVoid


O URLVoid é uma ferramenta para o ajudar a "detectar websites potencialmente maliciosos". Tal como com as outras ferramentas, basta introduzir o link suspeito e esperar que o site o verifique. Ele encontrará informações sobre o URL e o seu histórico, quaisquer indicios suspeitos contra ele, e onde o site está baseado, se essa informação for pública.

É também apresentada uma lista de serviços que o URLVoid utiliza para gerar os seus resultados, com nomes famosos incluindo Avira, BitDefender, e PhishTank, entre eles.

Além disso, o site oferece um verificador de endereço IP suspeito, o IPVoid e para programadores, também fornece APIvoid para que possa criar o seu próprio verificador de segurança de links.

- Dr.Web Link Checker


Dr.Web Link Checker pode verificar instantaneamente páginas web, bloquear tentativas de monitorar as atividades do utilizador e exibir anúncios.

O Dr.Web Link Checker protege contra tentativas de phishing e infecções por vírus nas redes sociais. Os links são verificados e depois é exibido um aviso sobre os possíveis riscos detectados.

- Kaspersky Threat Intelligence


O Kaspersky Threat Intelligence verifica objetos em busca de ameaças e fornece resultados detalhados com base na informação que foi acumulada pela Kaspersky ao longo dos anos e quando a pesquisa estiver concluída, as informações serão mostradas na página.

Que verificadores de links você utiliza? Já conhecia algum desses citados aqui?

Os sites seguros de verificação de links listados aqui te  ajudam a descobrir a verdade sobre essas ligações duvidosas. Utilize mais de um deles ao mesmo tempo para obter melhores resultados.

Essa lista contem uma boa variedade de ferramentas que irão ajuda-lo a testar a segurança de links suspeitos antes de acessa-los para garantir uma confirmação se os links são seguros ou não, fornecendo assim, um nivel a mais de proteção contra certos tipos de ameaças de segurança baseadas em links, de malwares, e-mails falsos e websites que tentam roubar os seus dados.

Fonte original: Christian Cawley do site makeuseof
Referências: wikipedia
Imagens: pixabay




8 Comentários:

  • NERES says:
    14 de junho de 2021 às 11:31

    Muito útil, parabéns!

  • Unknown says:
    14 de junho de 2021 às 13:25

    Um artigo de grande utilidade,e bastante detalhado.Muito bom!

  • WNantes says:
    14 de junho de 2021 às 13:25

    Obrigado!

  • wilhancarvalho says:
    14 de junho de 2021 às 14:54

    Muito bom, obrigado...

  • Anônimo says:
    14 de junho de 2021 às 16:58

    Sempre trazendo informações relevantes!

  • Tonycalipsu says:
    15 de junho de 2021 às 13:30

    Muito bom artigo, nos tempos de hoje, é muito útil. Ainda mais com esse mar de fake news e aumento de criminalidade digital, não custa conferir o link.

  • Cristiano Pereira Alves de Morais says:
    17 de junho de 2021 às 07:32

    Bom conteúdo. obrigado.

  • Unknown says:
    18 de junho de 2021 às 20:07

    Bem explicado!parabéns!

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.