Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Conheça os Cabos Submarinos da Internet

Cada vez que você visitar uma página da web ou enviar um e-mail, os dados são enviados e recebidos através de um intrincado sistema de cabos que se estende por todo o globo. Desde 1850, temos instalado cabos através dos oceanos. Hoje, há centenas de milhares de quilômetros de cabos de fibra óptica constantemente transmitindo dados entre as nações.



Cabos submarinos são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar. Os primeiros cabos submarinos foram instalados em 1850, e eram utilizados para tráfego de telegrafia. As gerações subsequentes usaram a rede de cabos para telefonia e, em seguida, para a transmissão de dados. Os cabos modernos usam a tecnologia de fibra óptica para o transporte de dados digitais, o que inclui telefone, Internet e tráfego de dados privados.



O cabo moderno têm geralmente 69 milímetros diâmetro e pesa cerca de 10 quilogramas por metro, embora cabos mais finos e leves sejam usados para trechos em águas profundas. Em 2010, os cabos submarinos já ligavam todos os continentes da Terra, exceto a Antártida.




Você já deve ter visto como funcionam os cabos de fibra óptica e como são feitas as transmissões de dados intercontinentais com cabos submarinos.
Mas você faz ideia de como seja o revestimento de um desses cabos poderosos ?¿ A foto que está abaixo deste parágrafo mostra exatamente isso: um cabo de fibra óptica utilizado nas transmissões de dados de um continente para outro.



Eles precisam ser muito mais resistentes do que cabos comuns, pois passam por situações complicadas constantemente. Além das altíssimas pressões que são aplicadas a eles, também há diversas condições submarinas que podem causar problemas — desde pequenos maremotos até ataques de grandes animais, incluindo a salinidade das águas que entram em contato com os cabos.


Por isso, os cabos de fibra óptica submarinos são equipados com aço reforçado, capas de polímeros isoladores e blindagem realizada com cobre de alta qualidade. Tudo isso envolvendo uma importante camada de fibras de vidro, que será a grande responsável pelo envio das informações diretamente aos outros continentes.

Tubarões confusos tentam comer os cabos submarinos do Google

Colocar cabos de fibra óptica no fundo do oceano é um trabalho bem complicado. Mas as coisas ficaram ainda mais complexas para o Google, que agora precisa reforçar milhares de quilômetros de cabos submarinos. O motivo ?¿ Tubarões famintos confundem os cabos de dados com comida.



O Google tem mais de 150.000 quilômetros de fibra óptica espalhados pelo mundo. E tudo o que sabemos é que o Google pretende revestir seus cabos submarinos trans-pacíficos com “material estilo Kevlar” para protegê-los de ataques de tubarões. A iniciativa de reforço não será nada fácil.

Mas por que os tubarões se interessam tanto por cabos de internet ?¿

Como a Network World destaca, uma teoria é que os impulsos elétricos enviados pelos cabos podem, de alguma forma, lembrar os que são feitos por potenciais presas dos tubarões:
Diferentemente de cabos terrestres de fibra, ou fios antigos de cobre onde a fibra não emite campos notáveis, os cabos submarinos precisam carregar energia de alta voltagem para repetidores submarinos, o que resulta tanto em campos elétricos quanto magnéticos ao redor e por toda a extensão do cabo… Alguns tubarões confundem os campos elétricos com peixes e tentam se alimentar dos cabos.
O revestimento com material estilo Kevlar não deve prejudicar a emissão de sinais elétricos, mas ao menos deve fazer com que os cabos fiquem mais seguros – tanto para o Google como para os tubarões.

Fontes: tecmundo | gizmodo | networkworld | wikipedia

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.