Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Possui um Dell ? Conheça a falha do edellroot e saiba como reparar

Tem um Dell ?¿ Então leia isso imediatamente !!!


Cada computador Dell executando o sistema operacional Windows possui uma falha de segurança que permite que pessoas mau intensionadas interceptem conexões seguras e derrubem defesas anti-malware. Se você tem um Dell, aqui está o que precisa saber sobre isso...

 

 Qual é o problema com o certificado eDellRoot ?¿

Esta vulnerabilidade permite interceptar comunicações criptografadas SSL. Isso significa que as conexões HTTPS para seu webmail, serviços bancários online e outras informações sensíveis correm risco. Esta falha também permite que um malware consiga realizar assinaturas digitais, de modo que será aceito como legítimo pelas defesas do sistema operacional. A vulnerabilidade existe desde 15 de agosto de 2015, quando a Dell o criou com para ajudar os clientes a obter suporte técnico mais rápido e eficiente.

A Dell lançou uma atualização automática para todos os seus clientes, que incluia um certificado de raiz chamado "eDellRoot". Um certificado de raiz é um certificado de autoridade própria, outros certificados geralmente são registrados com o certificado da Microsoft e tratados como legítimos. A finalidade do "certificado de assinatura de autoridade própria" é permitir que desenvolvedores de aplicações corporativas assinem seus aplicativos digitalmente, para que não sejam marcadas como "suspeito" por navegadores ou softwares de segurança.

 

A vulnerabilidade no certificado de segurança DELL

Uma chave privada é necessária para autenticar o certificado de raiz. Tais chaves são cuidadosamente guardadas em ambientes de TI. Mas a Dell disparou a chave do seu certificado de raiz para cada computador de cliente. Esta chave foi descoberta em vários computadores Dell, pois trata-se da mesma chave utilizada em todos, uma prática tão idiota como utilizar a mesma senha em todos os lugares.

O pior de tudo é que, uma vez descoberta, essa chave foi distribuida online, onde qualquer pessoa pode obtê-la. A chave em si é protegido por uma senha, mas pesquisadores confirmaram que essa senha da Dell é facilmente quebrável. Então, todos os ingredientes de uma grande catástrofe on-line estão prontos.

 

As Várias Possibilidades De Ataque

Usando o eDellRoot, um hacker pode interceptar um acesso criptografado SSL e descriptografa-lo, já que, este certificado permite que ele se passe pelo usuário original. Ele também pode criar falsos sites que apresentam certificados falsos para navegadores, assim os usuários podem não estar realmente conectados a seus bancos, contas do Google, e assim por diante.

O Firefox é o unico browser que não aceita certificados registrados com o certificado de auto-assinatura da Microsoft. O Firefox irá informar que a apresentação de um site de tal certificado é suspeito, e vai bloqueá-lo. Ironicamente, essa é a razão pela qual o Firefox é proibido em muitos ambientes corporativos.

Um hacker pode usar eDellRoot para assinar digitalmente o seu próprio malware e disfarça-lo como se fosse "seguro". O Windows irá avisá-lo se um aplicativo não é assinado ou se o certificado não pode ser validado, o que indica que o aplicativo não deve ser confiável. Mas eDellRoot permite que o malware passe facilmente por  essa defesa.

 

Por que a Dell fazer isso ?¿

Inicialmente, para ajudar os clientes, é claro. Em um comunicado enviado por e-mail para informar a imprensa, a empresa disse que, "Quando um cliente assiona o suporte online da Dell, o certificado fornece ao sistema a etiqueta a de serviço do equipamento, o que permite à Dell identificar o modelo do computador, drivers, sistema operacional, unidade de disco rígido, etc. tornando o atendimento mais fácil e mais rápido."

Eliminando o Problema

É fácil excluir eDellRoot a partir de um arquivo de certificados do computador utilizando o Console de Gestão da Microsoft. Mas o eDellRoot será reinstalado na próxima vez que o sistema for reinicializado. Por isso, a Dell publicou instruções para remover o certificado eDellRoot permanentemente. A empresa desenvolveu também um patch para solucionar o problema.

Veja mais detalhes nos links a seguir:

Fonte: dell

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.