Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

A explosão do Mito do Papel dobrado mais de sete vezes

Já faz muito tempo que conheço este mito de que é "impossível" dobrar qualquer folha de papel ao meio mais que sete vezes. 

Eu não diria impossível mas, extremamente difícil. Já tentei e empaquei todas as vezes na tentativa numero 7. Apenas uma vez consegui dobrar, por assim dizer, uma oitava vez o bolo de papel mas, isso foi só para mim, então não conta. 

Segundo o site da revista Mundo Estranho, "... o número de dobras possíveis depende do tamanho e da espessura do papel." No site deles existe a seguinte explicação: "O problema é que a cada dobra a espessura duplica e a área cai pela metade. Portanto, para conseguir mais dobras precisa-se usar um papel muito fino ou extenso e, de preferência, bastante maleável", diz o físico Cláudio Furukawa, da USP.

Na mesma matéria, o site fala sobre uma garota chamada Britney Gallivan, que conseguiu, com o auxílio de uma fórmula matemática que ela mesma inventou, calcular as medidas que um papel deveria ter para ela conseguir atingir o numero de dobras que desejasse. Quando utilizou seu método mirabolante, ela conseguiu alcançar a marca recorde de 12 dobras. 

Isso me pareceu extremamente difícil porque ao assistir este vídeo do MythBusters, que mostra uma equipe numerosa que contava com o auxílio de um rolo compressor, uma empilhadeira e alguns gênios, percebe-se que eles conseguiram com muita dificuldade atingir a marca de 11 dobras, e isso tudo usando uma folha de papel especial com o tamanho de um campo de futebol americano. 

Agora, mais interessante ainda é o que esse cara conseguiu no vídeo a seguir, com o auxílio de uma prensa hidráulica de super pressão, utilizando uma folha de papel comum, ele até conseguiu chegar na sétima dobra, mas o que acontece quando ele conclui a dobra com a prensa é incrível. Assista e confira : 


Provavelmente foi por causa da pressão que o papel acabou se fundindo em uma espécie de peça única parecida com madeira obviamente, e meio que, explodindo em alta pressão. Não sei ao certo quantos quilos de pressão esta prensa consegue colocar, mas acho que foi mais do que suficiente para fundir o papel e explodir a dobra.. .

4 Comentários:

  • Edward T. Phantom says:
    23 de março de 2016 às 13:12

    digitando pra fazer o blogueiro feliz.

  • WNantes says:
    23 de março de 2016 às 13:32

    Tks Edward T. Phantom, Vc deixou um blogueiro muito feliz ;)

  • Unknown says:
    23 de março de 2016 às 14:44

    Bakana!!

  • WNantes says:
    23 de março de 2016 às 15:14

    Bakana, e muito louco. Infelizmente não consegui maiores informações sobre esta prensa para saber por exemplo, o peso aplicado por ela no papel.

    E é interessante notar como a folha de papel ficou depois, parece que se fundiu e vitou um graveto achatado Kkkkk

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.