Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Usando o Regshot Para Analizar Alterações No Registro

*** Vale LEMBRAR que o autor deste artigo não se responsabiliza por danos que possam ser causados no seu sistema por conta de mau uso das dicas e programas aqui indicados. Portanto, utilize com cautela e por sua conta e risco.
 
O RegShot é um pequeno aplicativo que pode ser utilizado para analizar alterações realizadas no registro do windows depois de alterações de configuração, instalação ou remoção de programas, etc. Para isso, basta você baixar o aplicativo na página de Download e executa-lo como administrador.

Na janela do programa, antes de realizar a tarefa desejada no windows, clique no botão "1st shot" e com isso, o programa cria uma imagem do registro atual, ou seja, antes das prováveis alterações que acontecerão no registro durante o processo que você realizará. Em seguida, faça tudo o que deseja no sistema e, ao concluir, o botão "2nd shot" será habilitado e você deve clicar nele. 

Neste momento, o programa gera uma segunda análize do registro e ao concluir, habilita o botão "Compare" e agora, tudo o que você precisa fazer é clicar neste botão. Basicamente, o que o programa faz é gerar duas "imagens" do registro, sendo uma de antes e outra de depois da sua ação e analizar as duas, comparando diferenças e destacando para você tudo aquilo que foi alterado.

Para usuários avançados e técnicos experientes essa ferrementa pode ser muito útil pois, munido das informações obtidas com ela, podemos descobrir o que foi alterado e/ou realizar essas alterações manualmente. Por exemplo, podemos acessar o registro e exportar as chaves que foram alteradas em um arquivo .reg que pode ser transportado em um pendrive e executado sob demanda em qualquer ocasião.
 

! ! ! A T E N Ç Ã O ! ! ! O registro é uma das partes cruciais do Windows. Se você modificar propriedades colocando nelas valores incorretos poderá fazer com que o seu Windows não inicie corretamente. Portanto, tome cuidado ao fazer qualquer modificação no Registro do Windows. Na dúvida, faça sempre uma cópia de segurança.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.