Já faz algum tempo que tenho visto vários usuários penando com este problema. O pluguin de segurança do banco, seja Caixa Econômica, Itaú, Bradesco e outros, ou apresenta travamentos no sistema ou afeta negativamente outras aplicações do usuário. Os bancos instalam os aplicativos Warsaw, G-Buster e Core.exe que são processos de segurança para acesso via internet.
No meu caso, o problema é o segundo. Na empresa onde trabalho, utilizamos um software desenvolvido especialmente para a empresa e, por algum motivo misterioso do universo, esse plugin de segurança dos bancos afeta o nosso sistema deixando ele com a tela toda branca, sem aparecer nenhum item, botão, formulário, ou seja, ficamos cegos no programa.
Tenho pesquizado à muito tempo sobre como resolver isso e já encontrei a resposta : REMOVER O FAMIGERADO PLUGIN !!!
Para remover o plugin, tente uma das dicas indicadas nestes links:
- Assista este vídeo - G-Buster Browser Defense Explicado + Guia Remoção Windows 7 (Gbplugin, Gbpsv.exe)
- Confira essas Dicas ( de uma garimpada nos comentários )
Mas esta opção, apesar de extremamente eficiente, gera um outro problema - o site do banco não abre sem esse plugin. Então tenho que escolher entre usar o site do banco, mantendo o plugin instalado e funcionando, ou usar o meu sistema interno, removendo o tal plugin...
Depois de tanto penar tentando resolver este dilema tecnólogico, acabei inventando uma solução "paliativa" mas funcional para tal problema.
Fiquei pensando sobre o caso e tive a idéia de "pausar" os processos do plugin enquanto não estiver utilizando o acesso ao banco. Quando precisar deles, volto a ativa-los. Mas, COMO FAZER ISSO ?¿
Partindo deste principio, comecei a procurar e encontrei um software que faz exatamente o que eu preciso. Trata-se do programa Process Hacker 2, um aplicativo pequeno e simples, que faz o mesmo trabalho do gerenciador de tarefas do windows mas, com um atrativo a mais. Ele consegue matar ( ou suspender ) processos que os gerenciadores de tarefa comuns não conseguem.
Então, com este aplicativo consigo colocar o processo do plugin problemático em suspensão, ou pausa por assim dizer.
Vamos ao trabalho
Para realizar este procedimento, primeiramente baixe o aplicativo: Process Hacker 2
Durante o processo de instalação preste atenção a este pequeno detalhe, quando aparecer esta janela deixe configurada como mostra a imagem a seguir:
Com estas opções marcadas, conclua a instalação do aplicativo. É esta opção que permite que este gerenciador de tarefas consiga matar ou suspender processos que os outros não conseguem. Como estamos falando de Windows, você provavelmente terá que reiniciar o sistema após a instalação.
Depois de instalado, execute o Process Hacker 2 e localize os seguintes processos:
- core.exe
- gbpsv.exe
Preste atenção nesses nomes pois eles podem variar, dependendo da versão do sistema operacional e de outros detalhes, mas basicamente devem ser esses processos que queremos suspender. Para isso, basta clicar em cima do processo com o botão direito do mouse e eseolher a opção "Suspend", assim como mostram as imagens à seguir :
Pronto!!!
Quando precisar acessar o seu banco, execute novamente o mesmo processo escolhendo a opção "Resume" para que os processos voltem a funcionar normalmente, e desta forma, você conseguirá acessar o banco sem ter que removar o plugin.
É claro que este processo, mesmo apesar de relativamente simples, não é o ideal mas, como ainda não existe uma solução oficial eficiente da parte de nenhum banco, pelo menos para mim, isto tem funcionado perfeitamente e espero que te ajude também ;)
Se você conhece algum método mais fácil ou mais eficiente para resolver este problema, por favor, compartilhe conosco deixando um comentário.
Os aplicativos que desenvolvi em Delphi sao muito afetados por este plugin. comigo acontece o mesmo que vc disse, meus programas ficam com a tela toda embaralhada ou em branco, somem os icones e itens graficos.
Além desse paliativo como vc ensinou, existe alguma solução mais eficiente ou permanente para os casos como o meu ?
Ola Anônimo.
Pesquizando sobre os possiveis conflitos causados por estes plugins de segurança com apl.icativos criados em Delphi, descobri que você pode falar diretamente com a empresa desenvolvedora dos plugins, GAS Tecnologia, atravéz do formulário de contato deles. ( http://www.gastecnologia.com/suporte/contato )
Uma das pessoas que disse que fez isso, recebeu o seguinte email resposta:
Neander Oliveira de Almeida
Fiz uma reclamação para a GAS TECNOLOGIA e segue a resposta que eles me enviaram hoje :
Prezado Neander,
O Warsaw é um programa voltado para a segurança financeira do senhor e do seu banco, ele entra em operação somente quando o senhor acessa o Internet Bank, caso contrário o mesmo fica em stand by.
Estamos dispostos a solucionar o seu problema, como fizemos com outros clientes que desenvolvem em Delphi.
O problema relatado possa ser um bloqueio da nossa solução de segurança contra aplicações desconhecidas pela ferramenta,
o qual o número de casos em relação a este é mínimo se comparando a um ambiente global.
Podemos iniciar os procedimentos de análise da sua solução. Mas para isso pedimos, se possível, as seguintes informações:
- Que nos informe o sistema operacional utilizado e a arquitetura "32 bits ou 64 bits":
- A instituição Financeira que está ocorrendo a incompatibilidade, Ex: "Banco do Brasil, Itau, Santander, ...":
- Caso seja um instalável, coloque o em anexo para analisarmos:
- O caminho da pasta de instalação por padrão até o executável, Exemplo: "C:\MeuPrograma\programa.exe":
- Caso não tenha um instalador, nos envie o executável e os arquivos auxiliares se possível:
- Caso seja um servidor web local ou uma URL, informar o caminho de acesso:
- E se possível criar um login e senha para geração de testes em nossas soluções:
- Caso haja algum anti-vírus nos informe:
- Capturas de telas sobre dos erros citados:
- Informar os nomes dos seus programas em conflito caso exista outros além do seu executável/web:
- Caso haja algum log dos erros no caso de fechamento repentino ou travamento:
- E todos os detalhes técnicos que acredite ser relevantes para auxiliar na verificação
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Obrigado!
Além disso, vi uma outra resposta que parece interessante e promissora para solucionar o seu problema. Veja aqui:
Também passei pelo mesmo problema quando acesso sites de bancos são ativados os programas da GAS Tecnologia e a aplicação fica muito lenta, os ícones, combobox, radiogroup ficam todos brancos.
Isso ocorre porque a heurística dos módulos de segurança dos bancos e dos anti-vírus ficam realizando varreduras nas aplicações a fim de evitar softwares mal-intencionados rodando no computador.
A solução foi incluir no meu software o maior número de informações para que os módulos de segurança entendam que meu software é seguro, não é mal-intencionado e não é um vírus.
Por isso, inclui todas as informações das propriedades do software (descrição, tipo, versão, nome, direitos autorais, etc) e inclui no software a assinatura digital.
Desta forma os softwares da GAS Tecnologia e alguns anti-vírus mais rigorosos não deram mais problemas.
Espero ter ajudado.
Como incluir a assinatura digital no exe: http://thundaxsoftware.blogspot.com.br/2011/04/signing-your-delphi-applications-with.html
Espero que uma destas respostas possa te ajudar.
Muito interessante as soluções propostas.
Realmente é uma praga estes "processos" criados por esta empresa na forma como eles operam, visto que afetam o funcionamento de um outro aplicativo qualquer (diversos relatos na web, não somente delphi) e neles não tem nenhuma forma de serem configurados para fazer o que fazem, pois nos verdadeiros antivirus existem as "excessões ou falso positivos" para evitar justamente equivicos nos casos da "heurística" interpretar erroneamente, sendo assim essa praga não é "nada" a não ser um verdadeiro pé no saco, chega a ser um absurdo isso.
De qualquer forma muito útil este artigo.
Ola
Instalei mas qdo suspendo o core.exe não acesso mais nada nem firefox nem outros aplicativos (arualização do windos do zone alarm, etc)
help
mage
Ola Anônimo.
Vc esta executando o ProcessHacker como Administrador ?¿ Se não, tente executa-lo assim.
Em seguida, verifique se o CORE.EXE que vc esta suspendendo é realmente o da GAS Tecnologia. Para isso, dentro do ProcessHacker clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione a opção "Propriedades".
Verifique na aba "Geral" se trata-se do aplicativo criado pela GAS Tecnologia. ( Confira na imagem https://goo.gl/B0PB42 )
Se for este mesmo o aplicativo, e se realmente ao suspende-lo ele causa tal comportamento, então neste caso, infelizmente só lhe restará a opção de remover o plugin de segurança.
O Problema é que se remove-lo, vc não conseguirá acessar o banco. Uma solução paliativa que tem sido muito utilizada atualmente é criar uma maquina virtual no seu sistema para utiliza-la somente para acesso ao banco. Ao fazer isso, o plugin só atuará dentro desta maquina virtual e não afetará o seu sistema. Mas é claro quye para isso vc tem que ter um computador com bastante recursos de memória e processador.
O Correto mesmo seria a GAS Tecnologia ou os bancos providenciarem um método menos cheio de frescuras e problemas para proteger os clientes. Mas, enquanto nenhum deles se preocupa com isso, teremos que conviver com essas gambiarras para tentar-mos ser livres.
Teste essas opções indicadas e nos avise se conseguiu ou não.
Boa sorte.
ola. testei as opções sugeridas e nada mudou.
O que eu consegui foi colocar a prioridade em "idle" mas não sei se isso ajuda?
Grato Mage
Ola novamente Anônimo. Ao colocar como "Idle" o core.exe interferiu nos outros aplicativos como quando vc o suspendeu antes ?
Aparentemente não interferiu em nada até onde testei.
Inclusive qdo testei o gbpsv.exe estava em "suspend".
Ou seja o core.exe é muito mais potente e não sei se em "idle" ajuda em alguma coisa.
Curiosidade minha, vc por acaso instalou esta aplicação e com vc funcionou o suspend do core.exe?
Sim Anônimo, comigo funcionou e funciona ainda em casa. No meu notebook pessoal, que uso para escrever aqui no blog e também para acessar o banco, tive que instalar os plugins de segurança e em seguida precisei instalar o Process Hacker para aplicar esta dica.
Então, aqui eu suspendo o core e os outros e funciona perfeitamente.
Acredito que essa falha no caso do seu sistema pode estar relacionada à versão do seu sistema operacional mas, isso é só uma suposição. Na verdade não tem como saber 100% o que acontece especificamente no seu sistema. Interessante notar que, como vc disse, ao suspender o core, aparentemente o sistema operacional inteiro é afetado.
Realmente não sei o que causa isso.
Sobre o "Idle" é o seguinte, todos os processos em execução no seu sistema operacional estão em uma fila de processamento, essa fila é - meio que - dividida em grupos e prioridades. Aqueles que estão com a prioridade mais alta "Real Time" tem total atenção do processador e as tarefas requisitadas por estes processos são executadas, como o nome da prioridade diz, em "tempo real", ou seja, quase que instantaneamente.
Por outro lado, os processos que estão com prioridade "Idle" são os últimos da fila e estão "praticamente" em pausa. Basicamente é quase a mesma coisa que o estado de suspensão que a dica propõe mas, o processo não esta realmente suspenso. Ele somente obterá resposta do processador e do sistema operacional por último na fila de processos entende ?¿
Portanto, compartilho sua duvida, ou seja, não sei se isso popde funcionar da mesma forma que o modo suspenso.
Pesquizarei mais sobre isso e trarei mais informações assim que consegui-las. Neste meio tempo, mantenha-nos informados a respeito de suas experiencias com este processo.
Usei o Process Hacker no Windows 8.1 64bits e tenho 2 fatos a relatar:
1 - Às vezes, ao suspender ou resumir os processos do Warsaw (core.exe e gbpsv.exe) o Windows explorer congela e só reiniciando a máquina pra voltar.
2 - Quando eu suspendo os processos do Warsaw, muitas das vezes, os navegadores simplesmente não abrem mais os sites, só voltando a abrir se eu resumir os processos suspensos.
Obrigado pelas informações Alex Parreira. Não tive como testar no W8 e sabendo de suas dicas agora, vou instalar e testar com este S.O.
Este comentário foi removido pelo autor.
Simples de resolver este problema, instale os módulos de segurança em uma maquina virtual e acesse o site dos bancos por lá. Uso o Oracle VM VirtualBox, instalei o Windows XP Sp3, Firefox, firewall e antivírus. Quando preciso acessar o site do banco, abro a maquina virtual faço o que preciso e depois fecho a maquina virtual, nunca mais tive problemas com estes módulos que ficam sempre carregados na memória.
A solução que achei foi usar Win 7 32 bits.
Eu consegui resolver o problema sem instalar nada, apenas "escondendo" o processo do meu Windows Vista. É meio simples, mas tem de reiniciar duas vezes, uma para desativar e outra para reativar quando precisar usar o Internet Banking pelo navegador.
Primeiro, entre na pasta "C:\Program Files\" (ou "C:\Arquivos de programas\") e renomeie as pastas "Diebold" e "GAS Tecnologia" para qualquer outro, acrescentando ou substituíndo a última letra dos nomes por "_", por exemplo. Uma janela de confirmação do Administrador seerá exibida; basta confirmar. Com isso, o Windows não conseguirá mais encontrar os arquivos necessários para iniciar os serviços.
Depois, clique no botão "Iniciar" (canto inferior esquerdo), selecione "Executar" ("Run"), digite "msconfig" e clique "OK". Novamente irá pedir confirmação; clique "Continuar". O programa de Configuração do Sistema será exibido. Selecione a guia "Inicialização de programas" e DESMARQUE qualquer programa que tenha como "comando" os endereços das pastas acima. Provavelmente seus nomes serão "Diebold - Warsaw..." ou "Gas Tecnologia...". Na primeira vez haverá 2 entradas; daí em diante só haverá uma.
Se por acaso você entrar na guia "Serviços", verá um "GPB Service". Esse serviço não pode ser interrompido mas não é ele quem causa a lentidão. Deixe como está.
Clique "Aplicar" e "OK". O Windows perguntará se deve reiniciar. Feche tudo que estiver aberto e mande reiniciar. Pronto.
Só que você não conseguirá mais abrir o Internet Banking no navegador. Quando precisar usá-lo, faça o procedimento inverso: 1- Retorne o nome das pastas aos seus originais "Diebold" e "GAS Tecnologia"; 2- Abra o msconfig e marque os processos desmarcados. Reinicie e pronto. Ao terminar com o banking, refaça o procedimento, reiniciando mais uma vez.
Valeu.
Vlw, vou testar aqui!
Olá.
Tenho o mesmo problema.
Eu resolvi de forma similar ao que está neste post.
Criei dois bat's: um que finaliza o serviço GbPsv e outro que finaliza o GbPvs. Assim, quando o usuário quer usar o sistema ele ativa o "finaliza" e quando quer usar o banco ele ativa "inicializa". Concordo que não é uma solução e sim um paliativo.
Mas acredito que a melhor solução, e mais elegante também, é do Wilson Nantes: assinatura digital e informações do software.
Ola Hugo. Tks pelo comentário!
Vc poderia compartilhar o conteudo desses seus .bat conosco ?¿
A ideia é muito itneressante.