Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Ransomware - Veja dicas e vários decriptadores aqui


Ransomware - O que é ?

Quando a este tipo de ameaça virtual, a melhor política é aprender a se proteger de maneira correta, mas uma vez atingidos, computadores infectados mostrarão uma imagem ameaçadora informando que todos os seus arquivos estão encriptados e exigindo pagamento de um "resgate" para decripta-los. Esse é o efeito de um ataque de Ransomware. Uma vez infectado, tudo o que você precisa fazer para recuperar seus preciosos dados e arquivos é pagar mas, na maioria dos casos, é claro que isso não acontece, ou seja, como costumam dizer no jargão popular: "Perdeu Playboy!"

O que fazer ?

Sejamos realistas, mesmo que você use mais de um antivírus, é impossível ficar totalmente inoculado e não ser atacado por qualquer tipo de praga virtual algum dia. Se você utiliza tecnologia, saiba que esta sujeito a sofrer algum tipo de ataque a qualquer hora, isso é FATO!  Mas é claro que existem algumas atitudes que devem ser mantidas para tentar evitar ao máximo a ação desses vírus e etc. 

  • Tenha um antivírus de sua preferência instalado e sempre atualizado no seu computador e celular 
  • Evite acessar sites suspeitos
  • Não clique em qualquer link indiscriminadamente
  • Não abra anexos oriundos de emails desconhecidos
  • Pesquise e mantenha-se sempre informado e atualizado sobre sua segurança 
  • O mais importante de tudo: MANTENHA BACKUPS ATUALIZADOS DOS SEUS ARQUIVOS

Agora é tarde...

Se seu computador já foi capturado por um ransomware, antes de mais nada, NÃO PAGUE NENHUM RESGATE! Atualmente várias empresas desenvolvedoras de antivírus possuem ferramentas gratuitas para decriptar arquivos e limpar seu sistema portanto, não caia no golpe. Veja essa lista de links onde você encontrará várias dessas ferramentas para baixar e utilizar. 


Como fazer...


O procedimento mais adequado é usar um boot seguro no seu computador e a partir dai executar as ferramentas que desejar para recuperar seus arquivos sequestrados:
  1. Usando um computador NÃO INFECTADO, baixe os decriptadores que precisar
  2. Crie um pendrive bootavel do Hirens Boot CD 
  3. Copie o decriptador para este pendrive e de boot no computador com esse pendrive
  4. Execute o decriptador para tentar desbloquear seus arquivos.

A partir daqui é só torcer para que o decriptador consiga desbloquear seus arquivos por que se isso não acontecer, é como já disse no início deste artigo:  "Perdeu Playboy!"


Via: geckoandfly | Imagem: pixabay 


0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.