Uma das melhores ferramentas de trabalho que todo o bom técnico de computadores precisa ter é um software para criação de imagens ou clonagem do HD. Em determinadas circunstâncias, este procedimento pode ser realizado para transferir completamente o sistema operacional de maneira rápida e segura de um computador para outro eliminando a necessidade de instalar tudo do inicio.
Outra tarefa muito útil que um programa como esse pode executar é a realização de backups do HD criando imagens completas das suas partições e recuperando-as posteriormente.
Já conheci vários programas deste tipo mas o melhor que utilizei até agora, sem sombra de dúvidas, é o da R-Tools Technology chamado R-Drive Image que possui uma grande variedade de funções, é multi-lingual (que inclui o português), pode montar as imagens para acesso aos arquivos sem necessidade de descompacta-las, etc.
Atualmente, sempre crio uma imagem de segurança dos HDs dos clientes antes de fazer qualquer tarefa no equipamento e isso, já me salvou de verdadeiras catástrofes algumas vezes.
Por padrão, sempre executo um backup manual dos principais arquivos do sistema e de arquivos pessoais do usuário mas nunca antes de criar essa imagem de segurança. Parece exagero mas, em se tratando de backup, quanto mais MELHOR!!!
Por padrão, sempre executo um backup manual dos principais arquivos do sistema e de arquivos pessoais do usuário mas nunca antes de criar essa imagem de segurança. Parece exagero mas, em se tratando de backup, quanto mais MELHOR!!!
O programa tem uma interface simples e bastante intuitiva que leva qualquer técnico experiente a utiliza-lo com extrema facilidade. Depois de instalar o programa no seu computador, você pode criar um disco ou pendrive de boot para utilizar nos computadores de clientes para criar as copias de segurança. Eu usei o WinToFlash para criar um pendrive com várias ferramentas que utilizo, incluindo o R-Drive.
Então, dou boot na máquina com esse pendrive e um HD externo acoplado nas portar USB e crio a imagem do HD salvando-a no HD externo.
Outra ideia muito útil é instalar um sistema operacional novo, instalar neste sistema todos os programas que deseja, fazer todas as atualizações e configurações e no final de tudo, gerar uma imagem deste sistema pronto para utilizar quando precisar fazer este trabalho novamente. Este processo elimina a necessidade de formatar e instalar tudo do zero. Quando terminar de recuperar a imagem do sistema na maquina nova, basta fazer os ajustes finos como, mudar o nome do computador e grupo de trabalho, configurar a rede e realizar mais alguma configuração especifica do seu cliente. Com isso, um trabalho que poderia levar horas pode ser concluído em questão de minutos. É claro que este processo não funciona sempre e é preciso muita experiência para saber quando isso vai funcionar corretamente ou não.
0 Comentários:
Postar um comentário
A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.
Tks.