Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Como se livrar definitivamente de ligações falsas

Veja a imagem a seguir:


Esse é o resultado do início da manhã no meu celular. Repare que não era nem 08:00 da manhã ainda e o celular já está lotado de ligações bloqueadas. São mais de 150 ligações de spammers, robocalls, cobranças indevidas, presídios, e todo quanto é tipo de tentativa de golpe que puder imaginar. E infelizmente, mesmo utilizando um aplicativo muito eficiente parabloqueio de chamadas, ainda continuo recebendo centenas de ligações irritantes o dia inteiro, a cada cinco ou 10 minutos.  

Então Como me livrar definitivamente de ligações falsas ?

Pois bem, por conta disso, cheguei à conclusão de que tenho duas escolhas para tentar resolver isso. Posso mudar meu número, ou ativar um bloqueio mais radical no aparelho. Portanto vamos analisar as duas opções:

1 – Trocar de número.

Se eu trocar meu número, não vai demorar muito e terei que aguentar todas essas ligações novamente porque esses bandidos que ganham a vida infernizando nossos telefones conseguem, de alguma maneira “misteriosa” descobrir cada número de telefone que existe no universo e me parece que a missão de vida deles é encher a paciência de cada um desses números. Portanto, mesmo que eu troque de chip, em menos de uma semana, eles estarão me ligando novamente e me perturbando. Além disso, muitas das configurações de segurança que uso para contas de e-mail e outras coisas estão vinculadas ao meu número atual, e seria bem complicado refazer tudo novamente para adicionar o telefone novo e depois de pouco tempo, voltar a ser perturbado, ou seja, não vale o sacrifício.

2 – Bloqueio radical

No meu app de bloqueio de ligações existe uma opção chamada “Block numbers not in your phonebook” que bloqueia quaisquer números que não estão na sua lista de contatos, o que realmente é uma solução radical porque com essa opção ativada, não receberei chamadas de nenhum número desconhecido. 

 

A vantagem é que acredito que esses robôs, bandidos de presidio, cobradores, e outros montes de ligações que perturbam devem diminuir, tenho esperança de que não receba mais nenhuma. Por outro lado, ficarei restrito a receber ligações somente de quem está cadastrado na minha lista de contatos, o que demanda certo cuidado, pois, posso perder oportunidades e ligações legitimas, mas infelizmente, não vejo outra forma de me livras desses chatos que perturbam tanto.

Cada um resolve seus problemas como pode, e para mim, a solução que encontrei será essa.

Por isso, se você me conhece e não está conseguindo falar comigo pelo telefone por algum motivo, provavelmente é porque eu ainda não tenho o seu numero cadastrado na minha lista de contatos, então, me mande um e-mail, me chame no whats ou no facebook, ou me encontre na rua, na chova ou na fazenda pra eu adicionar o seu número na minha agenda e assim poderemos conversar quando quiser.

E para dizer bem a verdade, até aconselho todos a fazerem o mesmo para diminuir essa onda infinita de ligações incomodas. Para mais dicas, de uma olhada neste artigo: 5 passos para se livrar dos robocalls: o guia definitivo para destruir esses robôs

 

Programas de computador usados por empresas de telemarketing disparam uma infinidade de ligações para atingir um maior número de consumidores. Você recebe uma ligação de um número desconhecido ou restrito e quando atendeu a chamada cai. Isso tem conhecido com milhares de brasileiros todos os dias.  

Quem tem perseguido os brasileiros são programas robôs de computador usados por empresas de telemarketing. Os robôs disparam milhares de ligações, e muitas vezes, deixam as pessoas falando sozinhas e sem saber quem ligou.

O fenômeno é mundial. Nos Estados Unidos, empresas especializadas calculam que os americanos recebam quase 5 bilhões de ligações de robôs por mês. Mas qual é a lógica disso ? 

Alexandre Azzoni é diretor de uma empresa que cria robôs. Ele diz que o sistema dele não interrompe ligações, mas explica como funciona a prática usada por várias companhias. Cada robô faz cerca de 7 chamadas ao mesmo tempo. Quem atende primeiro é transferido para conversar com o operador de telemarketing ou com um robô que fala. As outras seis chamadas são interrompidas.

“A pessoa faz em torno de 300 chamadas, o robô faz em torno de 1.200, 1.500 chamadas por dia. Em termos de custo, você consegue reduzir aí algo em torno de 20% e até 50% dependendo da operação”, explica Alexandre.

Esse tipo de ligação também ficou mais comum por causa de uma mudança de comportamento. “As pessoas não atendem mais telefone. Isso acaba provocando realmente uma quantidade de insistência maior quando você faz uso desse recurso”, diz Alexandre Azzoni.

O Instituto de Defesa do Consumidor diz que o Brasil precisa de regras claras para evitar abusos. “Nós temos insistido junto à Anatel e à Secretaria Nacional do Consumidor para que se crie uma regulamentação mais forte, mais objetiva, que dê garantias para o consumidor para que ele não passe esse calvário que tem se tornado muitas vezes essas ligações eletrônicas”, afirma Diogo Moyses, coordenador de Direitos Digitais do Idec.

A Anatel confirma o aumento de reclamações sobre chamadas de robôs e diz que cobrou providências das operadoras de telefonia. “Caso elas não corrijam o problema, a Anatel tem medidas para punir eventualmente e sancionar as prestadoras pelos motivos de ligações inoportunas e inconvenientes aos clientes”, diz Elisa Vieira, superintendente de relações com consumidores da Anatel.

A Associação Brasileira de Telesserviços, representante das empresas que prestam serviço de contact center e de telemarketing, declarou que as instituições seguem as normas estabelecidas pelo programa brasileiro de autorregulamentação do setor.



2 Comentários:

  • Anônimo says:
    11 de dezembro de 2020 às 13:14

    É, ligações indevidas atrapalham inclusive no trabalho

  • WNantes says:
    11 de dezembro de 2020 às 15:40

    Pois é, e elas acontecem sempre em horário comercial.

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.