Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Equipamentos que podem Te espionar e você nem faz idéia


Pois é, alguns dos seus objetos mais desejados podem te espionar e você nem sabia disso.

Quando pensamos nos métodos que os hackers, os governos e as grandes corporações usam para nos espionar, pensamos frequentemente em computadores, smartphones, e talvez câmaras de vigilância. Como está prestes a descobrir, estas não são as únicas coisas que podem ser usadas para nos manter sob vigilância.

Itens aparentemente inocentes como fones de ouvido, carros e brinquedos para crianças podem ser transformados em poderosos dispositivos de espionagem. Isto realmente não deveria ser uma surpresa, considerando que todos os fabricantes querem ligar os seus produtos à Internet nos dias de hoje. Esse é um dos maiores objetivos de todos os fabricantes atualmente e como você verá neste artigo, muitos deles já conseguiram isso...

Aspiradores autônomos


Robôs Aspiradores podem ser bastante convenientes, mas também podem te espionar. Os modelos Roomba iRobot i7+ e
Dongguan Diqee 360, por exemplo, foram apanhados fazendo isso. 
 
O iRobot i7+ é capaz de fazer um mapa da sua casa enquanto limpa. A empresa afirma que o equipamento precisa criar esse mapa para conhecer seu caminho. O mapa também pode ser útil se quiser programas o aspirador para limpar um cômodo específico. Porém, descobriu-se que o equipamento também pode compartilhar esse mapa da sua casa com outros dispositivos inteligentes. E porque é que um aspirador precisaria disso ? Bem, isso a empresa não explicou, mas podemos adivinhar o porquê, considerando que o aspirador foi desenvolvido em conjunto com a Google, que é o rei da espionagem. Embora o Google insista que este compartilhamento é apenas para permitir que o robô se integre com o seu assistente digital Google, é difícil não imaginar que as empresas possam utilizar essas informações de forma mais invasiva, e com certeza, acabam arrumando uma forma de ganhar dinheiro com isto.

Outro aspirador robô que anda espionando seus proprietários é o Dongguan Diqee 360, de fabricação chineza. O aspirador tem Wi-Fi e câmaras de 360 graus com capacidade de visão noturna. Pior, os hackers podem piratear as câmaras do Diqee 360 para espionar, isso quando Dongguan não o está fazendo isso por si.
 

Os Carros Autônomos


Os carros modernos normais podem nos espionar com certeza, e não apenas os modelos autônomos. Eles podem não ser inteligentes, mas também não são tão burrinhos assim. Quase todos os veículos produzidos atualmente contêm um gravador de eventos (EDR). O EDR regista informações sobre o veículo, incluindo a sua localização, velocidade média, estado da estrada, e o percurso preferido do seu proprietário e, acredite ou não, esta informação é automaticamente enviada para os fabricantes. 😲

Os fabricantes de automóveis dizem que utilizam estes dados para estudar o comportamento dos seus veículos durante os acidentes para assim poder oferecer melhorias. Em alguns casos, esta informação também pode ser compartilhada orgãos da lei para detectar a causa dos acidentes. No entanto, isto não significa que os fabricantes de automóveis não utilizem esta informação de outras formas, já que, não se sabe ao certo quanta informação os fabricantes recolhem dos veículos. Também não sabemos a quem pertence a informação. É o proprietário ou o fabricante do automóvel? Além disso, a maioria dos proprietários nem sequer sabe que seus
automóveis podem ser monitorados desta forma. Os fabricantes e vendedores de automóveis também não estão muito interessados em revelar esta informação. Por isso, a espionagem continua.

Os Fones de Ouvidos

Você com certeza este se perguntando agora como é que os fones de ouvidos poderiam nos espionar. E isso acontece basicamente por que eles
também são microfones. Os fones e microfones funcionam da mesma maneira convertendo sinais eléctricos em som e vice-versa. Curiosamente, os fones podem ser transformados em microfones simplesmente ligando-os à entrada de microfone do seu computador ou à entrada única compartilhada pelo fone e microfone em telefones e computadores portáteis. Esta tecnologia pode ser explorada para transformar os fones em microfones espiões - se alguma empresa ou agência governamental de espionagem ainda não estiver fazendo isso por ai. Os investigadores de segurança de uma universidade em Israel até criaram malware que transforma os fones de ouvidos em microfones para espionar as pessoas.

O malware, a que chamaram Speake(a)r, funciona convertendo os conectores de saída do computador em conectores de entrada, e assim, os fones de ouvidos podem ser utilizados para ouvir a conversa de uma pessoa sempre que estão ligados ao computador.

Alexa e qualquer assistente digital


Vou te contar uma "grande novidade" - só para constar, isso foi dito com ironia, o assistente digital da Amazon, Alexa, pode te espionar, e provavelmente já esta fazendo isso desde o momento que você o ligou pela primeira vez. A Amazon emprega atualmente milhares de pessoas para rever os comandos de voz que os utilizadores dizem ao Alexa. Os revisores trabalham nove horas por dia, durante as quais analisam mais de 1.000 comandos de áudio cada um. Estes revisores ouviram comandos de voz que os utilizadores nunca pensaram que o Alexa ou mesmo outro ser humano pudesse ouvir. Ouviram detalhes bancários, conversas privadas que claramente não eram dirigidas à Alexa, e algumas vezes até, usuários felizes cantando no chuveiro. Sem dúvidas já ouviram coisas piores, por exemplo, dois revisores ouviram uma vez o que acreditavam ser uma agressão sexual e reportaram à Amazon. Os superiores mencionaram que não era da sua responsabilidade interferir. Algumas destas gravações aconteceram mesmo com o equipamento foi desligado, indicando que a Alexa ou ligou sozinha ou ouviu algo que soou como uma ordem para ligar. Tudo isto criou preocupações de privacidade e espionagem sobre o Alexa.

No entanto, a Amazon não reconhece e nao chama isso de espionagem. Eles dizem que apenas usam essas informações para revêr os comandos de voz para melhorar o Alexa. A Amazon explicou: 
"Utilizamos os seus pedidos ao Alexa para treinar os nossos sistemas de reconhecimento de voz e de compreensão da linguagem natural".
No entanto, a empresa nunca mencionou que os humanos - e não algum tipo de inteligência artificial - estavam envolvidos na formação do Alexa. Embora a Amazon afirme que os comandos são analisados anonimamente, é sabido que isto não é necessariamente verdade, já que, as gravações revistas contêm frequentemente o nome do utilizador, número de conta e o número de série do produto, o que poderia ser suficiente para identificar uma pessoa.
 

Os LEDs


Acredite ou não, 171 luzes LED no Terminal B do Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jersey, fornecem mais do que apenas iluminação. Estão equipadas com sensores e ligadas a oito câmaras de vídeo para vigiar as pessoas dentro e fora do terminal. O terminal é mantido pela Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey e diz que as câmaras são utilizadas apenas para reconhecer longas linhas de aeroportos, matrículas de veículos, e atividades suspeitas. No entanto, todos sabemos que o sistema poderia ser utilizado para mais. A Autoridade Portuária armazena qualquer informação recolhida pelas luzes e poderia entregá-la à polícia. Além disso, qualquer tipo de informaçao coletada pode ser hackeada ou roubada, e é óbvio que isso não existe e é utilizado apenas neste lugar e desta forma. Se a tecnologia existe, com certeza já está sendo utilizada em outros locais que nem suspeitamos.

Câmeras de seguranca residênciais

É obvio que isso não deve ser surpresa, mas as câmaras de segurança são usadas supostamente para apanhar pessoas que tentam assaltar as nossas casas, porém, descobriu-se que elas também podem nos espionar. Os receios de serem vigiados por câmaras de vigilância têm causado preocupações de privacidade entre os proprietários e potenciais proprietários de tais dispositivos. Os utilizadores tornaram-se tão paranóicos quanto a serem vigiados pelas suas câmaras de segurança que um fabricante inteligente criou uma que se vira para a parede sempre que o proprietário está em casa.

As preocupações com a espionagem foram levantadas porque as câmaras de segurança podem secretamente gravar vídeos, fotos e áudio, que são todos carregados para a nuvem. A capacidade de áudio é a mais notória porque estas câmaras podem gravar conversas que são supostamente confidenciais. Há também uma falha na forma como os dados carregados são tratados porque um cônjuge pode utilizá-los para espionar o outro. A aplicação da lei poderia também ordenar ao fornecedor do serviço de nuvem que entregasse as gravações sem o seu consentimento. E é claro que a maior preocupação é que esses dados podem ser roubados ou o seu equipamento de vigilância residencial poderia ser hackeado e invadido, deixando assim, sua vida totalmente exposta.

Brinquedos inteligentes

As crianças frequentemente interagem com seus brinquedos como se fossem reais e alguns podem fornecer informações privadas no processo. Isto está se tornando lentamente um problema com o advento de brinquedos inteligentes manipulados com câmaras e microfones. Estas câmaras e microfones enviam informações para servidores operados pelo fabricante do brinquedos. Por exemplo, a Genesis, um fabricante de brinquedos de Hong Kong/Los Angeles, foi apanhado espionando crianças com a sua boneca chamada My Friend Cayla. A boneca transcreveu a conversa para texto e enviou a terceiros. Curiosamente, quando as crianças perguntaram ao brinquedo: "Consegue guardar um segredo?", ela respondeu sempre: "Prometo não contar a ninguém; é só entre nós dois". Hackers também podem piratear estes brinquedos para espiar crianças, roubar fotografias, vídeos, e gravações áudio, ou identificar coordenadas GPS que possam revelar a localização da criança. O Smart Toy Bear da Fisher-Price (uma subsidiária da Mattel) também foi descoberto como sendo vulnerável aos hackers depois de investigadores de uma Universidade de Indiana terem encontrado uma falha de segurança que lhes permitiu acessar sua câmara remotamente.

Acredite ou não, O Mouse


Todos conhecem os espiões da informática, mas a maioria parece ter ignorado as capacidades de espionagem de periféricos como o teclado e o mouse. Sim, esse inocente equipamento pode ser utilizado para te espionar.

Em 2012, foi noticiado que empregadores de Singapura espionavam seus trabalhadores com diferentes aparelhos, incluindo calculadoras, relógios de alarme e os seus mouses de computador. Os mouses espiões pareciam e funcionavam normalmente, porém, estavam equipados com microfones e um cartão SIM incorporado. O patrão fazia uma chamada telefónica ao mouse, e este começava a gravar qualquer conversa num raio de 10 metros. Além disso, acredite ou nao, hackers podem gravar os movimentos e cliques que você realiza com seu mouse e gerar relatórios que mostram, por exemplo, quanto tempo o usuário permanece em uma página de internet, que tipo de informaçao interessa mais ao usuário, e muitas outras coisas. Tudo isso obtido através de coordenadas retiradas do movimento e cliques do mouse. Em seguida, esse relatório acaba sendo vendido para empresas e você começa a receber emails, pop-ups e propagandas de coisas que essas empresas escusas acreditam que podem te interessar.

Smart watches e semelhantes


Relógios inteligentes, rastreadores fitness e outros equipamentos inteligentes semelhantes são outra categoria de aparelhos espiões que estão emergindo gradativamente. Estes gadgets são tão inteligentes que podem utilizar várias fontes de informação para identificar o usuário, determinar se o usuário está andando, correndo, passeando de carro ou apenas parado em qualquer lugar.

Isto não é de modo algum surpreendente, mas descobriu-se que estes espertinhos podem também monitorizar os movimentos da mão do usuário para determinar se ele está digitando informações sensíveis como senhas, por exemplo. E assim, eles podem descobrir precisamente a senha ou padrão utilizado para desbloquear um celuar 64% das vezes, a senha de um caixa eletrônico 87% das vezes, e senhas no computador em até 96% do tempo. Ném e preciso dizer que este tipo de informação, uma vez armazenada no equipamento, pode acabar sendo roubada ou compartilhada de maneira indevida, e quando isso acontece, o caos esta formado.
 

Concluindo

No mundo moderno de hoje, onde o bem mais valioso que existe é a informação, manter as suas informações pessoais sempre seguras deve ser sua maior prioridade, portanto, tome sempre muito cuidado com tudo o que faz e utiliza pois, sempre que insere alguma informação sua em qualquer lugar ou equipamento, saiba que isso pode ser roubado e utilizado de maneira errada o que, de uma maneira ou de outra, poderá te prejudicar. Leia sempre os manuais de todos os equipamentos inteligentes que urilizar e preste muita atenção no seu comportamento e mantenha-se muito informado sobre tudo a respeito do seu brinquedo ou ferramente. 

Fonte: Oliver Taylor do
site listverse
 


4 Comentários:

  • Celi Eleodora Machado says:
    9 de maio de 2021 às 18:39

    É um artigo muito importante para que fiquemos atentos aos dispositivos que adquiremos no futuro e o quanto queremos expor nossas vidas.

  • Unknown says:
    9 de maio de 2021 às 19:59

    Não imaginava o quanto podemos estar expostos por essas tecnologias.

  • Unknown says:
    10 de maio de 2021 às 07:19

    É, estar conectado tem seus riscos.

  • Unknown says:
    10 de maio de 2021 às 17:57

    Meu novo notebook vem com um lacre na camera, só tiro quando vou usar!

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.