Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Dica para liberar algum espaço no seu HD

Image courtesy of FrameAngel at FreeDigitalPhotos.net 
(Image courtesy of FrameAngel at FreeDigitalPhotos.net)

Já reparou que a instalação do Windows ocupa mais espaço com o passar do tempo? Porque será?

A resposta óbvia são as atualizações e/ou correções periódicas que a Microsoft instala nos nossos PCs, mas nada justifica o tamanho exorbitante da pasta que guarda os instaladores, que pode chegar à dezenas de gigabytes!

Neste artigo apresentamos uma forma rápida e simples de liberar muito espaço no Windows e que vai muito além daquela que o Windows traz consigo, prometendo apagar apenas aquilo que realmente não faz falta. Eu consegui ganhar mais 14GB, e vocês?

Notei a aparente falta de espaço quando a minha a partição do Windows, com 80GB, estava praticamente completa. Com a ajuda de ferramentas como o SpaceSniffer ou mesmo o CCleaner, consegui perceber que uma das pastas que mais ocupava espaço no meu disco era aquela que aloja os instaladores de todos os programas que foram alguma vez instalados.

Localizar o problema
A tal pasta localizada em "C:\Windows\Installer" ocupava mais de 20GB! Como é possível ?¿ Tudo indica que esta pasta guarda todos os instaladores alguma vez utilizados durante a instalação de todos os programas que já passaram pelo PC. Ou seja, quanto mais velha for a instalação do Windows e mais programas tiverem sido instalados, maior será esta pasta.

E não pense você que quando um programa é desinstalado, o instalador é também removido. Nem mesmo a ferramenta oficial do Windows, incluída na limpeza de disco, consegue apagar tudo o que deve. Aquilo que pode ser facilmente eliminado resume-se aos instaladores de programas que já nem existem na máquina mas que pura e simplesmente não foram limpos durante a Limpeza do Disco.

Como apagar o lixo?

É aqui que entra o Windows Installer UnUsed Files Cleanup Tool, ou WICleanup para os amigos. Esta ferramenta simples opera em 2 passos muito simples: 
  1. Primeiro ele pesquisa o disco em busca de instaladores órfãos (cujo programa já nem existe na máquina)
  2. Depois, é possível selecionar todos os instaladores obsoletos e simplesmente removê-los.
 
 
O único problema desta aplicação é o fato de obrigar o utilizador a confirmar a remoção de cada pasta obsoleta, sendo necessário seleccionar "Yes" no pop-up acima indicado.

Para evitar este transtorno, acesse a pasta de instalação do programa pela linha de comando e execute o seguinte:

WICleanupC.exe -s

Experimentei alterar a instalação de alguns programas pela opção "Add or remove programs" e não tive qualquer problema. O WICleanup garante que apenas os pacotes obsoletos (não utilizados) são eliminados.

2 Comentários:

  • Hansmiller Toledo da Silva says:
    28 de abril de 2015 às 20:04

    Essa dica foi maravilhosa. Parabéns.

  • WNantes says:
    29 de abril de 2015 às 07:18

    Vc testou isso Hans ? Como foi ai ? Economizei + de 15Gb no meu computador do trabalho...

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.