Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Softwares dos quais nao fico sem

Image courtesy of jannoon028 at FreeDigitalPhotos.net
(Image courtesy of jannoon028 at FreeDigitalPhotos.net)
Confira minha seleção de softwares dos quais não consigo ficar sem. Não importa se vou usar um computador novinho em folha ou um antigo, se algum detes programas não estiver presente no sistema, provavelmente vou gastar algum tempo procurando e instalando eles para só então começar a trabalhar com o PC.
Ninguém vive no mundo da internet sem um bom navegador, sem email e sem algum sistema de comunicação direta via chat. Estes são algums dos programas essenciais para mim nesta área.

http://www.palemoon.org
O Pale Moon é um navegador de internet baseado no FireFox mas com melhorias consideraveis realizadas pela equipe de desenvolvimento do aplicativo que garantem melhor desempeho e estabilidade a este navegador em relação aos seus concorrentes. Muitas funções "não úteis", por assim dizer, foram removidas no Pale Moon, o que o torna mais leve, mais rápido e muito mais estavel que os outros navegadores. Além disso, o Pale Moon possui versões portáteis, versão optimizada para processadores 64 bits, suporte para windows XP, versão para Linux e Android.  
Para mim, uma das caracteristicas mais interessantes do Pale Moon é o fato dele manter a aparência do ffx 29, o que é algo muito bom já que, na minha humilde opinião, o FireFox ficou mais com cara de Chrome do que qualquer outra coisa a partir da versão 30 e francamente, se eu quisesse um navegador com a cara do chrome instalaria o próprio. Mas ainda bem que nao é este o caso. 
Vejam bem, navegador de internet é uma questão totalmente pessoal. Não adianta eu dizer aqui que o Palemoon ou o Firefox são muito melhores que o Chrome e outros navegadores. Existem pessoas que não trocam o chrome por nada neste mundo, existem até pessoas que adoram o Internet Explorer ( fazer o que não é ?¿ ). E afinal, gosto não se discute! E em relação a navegador de internet, esta retórica é grande e muito antiga. Por isso não vou entrar neste mérito.
O ThunderBird é um gerenciador de emails muto útil e estiloso. Com o Thunderbird você baixa ou apenas acessa seus emails do Hotmail, Gmail, Yahoo, iG, UOL, Oi Mail, iBest, Terra, BOL ou qualquer outro provedor com suporte a SMTP/POP3/IMAP. Além disso, ele oferece também o SpamO, que é uma ferramenta que analisa seu email e identifica aqueles que provavelmente são indesejados. Você pode ter seus spans excluídos automaticamente ou pode movê-los para outra pasta, caso queira ler as mensagens.

Visualize suas mensagens do jeito que você quiser. Escolha entre três layouts para visualização de mensagens. Personalize a barra de ferramentas. Agrupe por vários critérios. Use os modos de visualização, pastas de pesquisa ou os marcadores para achar mensagens rapidamente. O Thunderbird também permite que você adicione novos recursos a medida que precisar através de extensões. As extensões são ferramentas poderosas que auxiliam a criar um cliente de email de acordo com suas necessidades.

O Thunderbird vem com suporte POP/IMAP, leitor RSS, suporte para mensagens HTML, localizador rápido, catálogo de endereços, controles de privacidade, filtros de mensagens, ferramentas de importação, pesquisa e a capacidade de gerenciar múltiplas contas de email e newsgroup. Também oferece recursos necessários a empresas, tais como S/MIME, assinaturas digitais, criptografia de mensagens, suporte a certificados e dispositivos de segurança.

 TRILLIAN ( Free )
Mantenha suas conversas sempre com você em todos os lugares. O Trillian possui suporte para o Google Talk, Facebook, AIM, ICQ, Yahoo!, e mais... Você fica conectado com todos o tempo todo. Ele está disponível para plataformas Windows, Mac, iPhone, iPad, Android, BlackBerry, e diretamente no seu navegador web. Possui também suporte para POP3, IMAP, e gerenciamento básico de emails com alertas exibição de msgs. Fique ligado o tempo todo com o Trillian que te mantém conectado ao Facebook, Twitter e LinkedIn.

Conversas com guias - Mantenha seu ambiente de trabalho arrumado com guias de bate-papos, com suporte a arrastar e soltar, indicadores, e muito mais.

Histórico de Mensagem - Todas as versões do Trillian vêm com um visualizador de histórico de mensagens completo e eficiente, com busca e suporte a filtros.

Emoticons - Centenas de emoticons incríveis para o seu prazer de conversar.



Mesmo para meus contatos do Skype, eu costumava utilizar o Trillian, que possuia suporte para este protocolo. Porém, como todos sabem, a Microsoft comprou o skype a algum tempo, e logo depois eles integraram o protocolo do MSN ao skype.

Até ai, tudo bem. O problema é que o próximo passo da MS foi indisponibilizar o acesso aos servidores do skype para softwares de terceiros, ou seja, qualquer programa que não seja o próprio skype, ou que não seja da MS, não consegue mais acessar os servidores e contas skype. Com isso, o Trillian e todos os outros softwares de comunicação perderam este acesso e, sendo assim, acabei voltando a utilizar o programa oficial. Ou seja, este software só esta aqui por livre e espontânea pressão.

Afinal, era muito melhor possuir um único programa, no caso o Trillian, com o qual eu acessava todas as minhas redes e contatos ao mesmo tempo, sem precisar instalar um programa para cada conexão, mas atualmente tenho dois programas porq utilizo o skype para manter contato com clientes e amigos desta rede, e o trillian para todas as outras. Muito obrigado por isso Microsoft !!!
7-ZIP
O 7-Zip é um compactador de arquivos, de código aberto, com alta taxa de compressão. A mair parte do código-fonte está sob a licença GNU LGPL. O código RAR está sob uma licença mista GNU GPL + unRAR.

Você pode usar o 7-Zip em qualquer computador, incluindo um computador em uma organização comercial. Você não precisa se cadastrar ou pagar para usar o 7-Zip. As principais características do aplicativo são : 
    • Alta taxa de compressão no formato 7z com LZMA e LZMA2
    • Suporte para os formatos 7z, XZ, BZIP2, GZIP, TAR, ZIP e WIM
    • Descompactar apenas: ARJ, CAB, CHM, CPIO, CramFS, DEB, DMG, FAT, HFS, ISO, LZH, LZMA, MBR, MSI, NSIS, NTFS, RAR, RPM, SquashFS, UDF, VHD, WIM, XAR e Z.
    • Para os formatos ZIP e GZIP, 7-Zip oferece uma taxa de compressão que é de 2 a 10 % melhor do que a relação fornecida pelo PKZip e WinZip
    • Forte encriptação AES-256 em 7z e ZIP formatos
    • Capacidade de criar arquivo auto-extraível para formato 7z
    • Integração com o Shell do Windows
    • Poderoso Gerenciador De Arquivos
    • Poderosa versão de linha de comando
    • Plugin para o FAR Manager
    • Localizações para a 87 idiomas
O 7-Zip funciona no Windows 10 / 8 / 7 / Vista / XP / 2013 / 2008 / 2003 / 2000 / NT, e possui também uma versão de linha de comando para Linux/Unix.
O Everything é um mecanismo de pesquisa que localiza rapidamente arquivos e pastas pelo nome no Windows. Ao contrário do Windows search o Everything inicialmente exibe todos os  arquivos e pastas do seu sistema, daí o nome de  Everything, que do inglês significa Tudo.
Esta é uma das ferramentas mais úteis desta minha coleção. Com este programa, você consegue localizar  quase que instantaneamentequalquer arquivo ou pasta que exista no seu sistema. Ao executar o aplicativo pela primeira vez, ele rapidamente cria um indice contendo todos os nomes de pastas e arquivos que localizar no seu HD. Este arquivo de indice é atualizado pelo aplicativo constantemente, o que o mantem sempre muito bem informado sobre absolutamente qualquer arquivo e pasta. Geralmente leva alguns segundos para construir a esta base de dados. Uma nova instalação do Windows 8 ( com cerca de 70.000 arquivos), vai demorar mais ou menos de 1 segundo para gerar o índice. Em um sistema com 1.000.000 de arquivos irá demorar cerca de 1 minuto. 
O Everything não procura dentro do conteúdo dos arquivos, somente nomes de arquivos e pastas. Mesmo assim, o programa consome pouquíssimos recursos do sistema. Em uma nova instalação do Windows ele vai utilizar cerca de 6 MB de ram e menos de 3 MB de espaço em disco. Em um sistema com 1.000.000 de arquivos irá utilizar cerca de 50 MB de memória ram e 15 MB de espaço em disco.  O aplicativo pode ser fechado e reiniciado sem perder as alterações feitas no sistema de arquivos (e até mesmo entre a reinicialização do sistema), pois ele atualiza o banco de dados quando ele é iniciado.

O Everything suporta o Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8. A indexação volumes NTFS requer que a execução do Everything seja realizada com direitos de administrador.
Se você é um usuário comum, empresa, orgão público, ou organização educacional, provavelmente precisa ler, criar, assinar, anotar comentários, ou preencher formulários em documentos PDF. 
O Foxit Reader é um aplicativo pequeno, rápido e rico para esta tarefa, que permite que você crie, leia, assine e imprima qualquer arquivo PDF. 
O Foxit Reader foi criado pensando em ser o mais rápido e mais preciso em renderização de PDFs, proporcionando ao usuário a melhor visualização de PDF e experiência de impressão. Disponível em inglês, holandês, francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol.
Com este programa você pode visualizat e imprimir rapidamente arquivos PDF, sem esgotar os recursos do sistema. Pode facilmente visualizar vários arquivos PDF com o estilo multi-guia de de exibição de documentos, o que permite ao usuário alternar entre os diferentes documentos com rapidez e facilidade.
O FoxIt Reader possui suporte para Windows Home Basic, Home Premium, Business, Ultimate,  Enterprise, com ou sem Service Pack ( 32-bit e 64-bit ), Windows 7 (32-bit & 64-bit), Compatibilidade com MS Office 2007 ou posterior, integração com Active Directory  e SharePoint, Windows 8 Full.

SageThumbs é uma poderosa extensão do shell, que permite a visualização de imagens diretamente no Windows Explorer.
O aplicativo oferece as seguintes caracteristicas:
    • Miniatura de imagem no menu de contexto do explorer (menu do clique-direito)
    • Informações estendidas
    • Suporta 162 formatos de imagem ( 224 extensões) através de biblioteca GFL
    • Suporte adicionais 26 formatos de imagem através de plugins do XnView (se instalado)
    • Enviar por email
    • Conversão de imagens com um clique
    • Seleção de papel de parede
    • Copiar para área de transferência
Para utilizar, basta abrir qualquer pasta com arquivos de imagem no Windows Explorer e, em seguida, clique com o botão direito do mouse em um arquivo que você deseja visualizar. Você vai ver a miniatura imediatamente no menu de contexto.
VIDEOLAN
O VLC é um reprodutor multimídia livre, de código aberto, multi-plataforma, que reproduz a maioria dos arquivos de mídia, bem como DVD, CD de áudio, VCD e vários protocolos de fluxo de rede. Reprodutor de mídias simples, rápido e poderoso. Reproduz tudo: Arquivos, Discos, Câmeras, Dispositivos e Fluxos. Reproduz a maioria dos arquivos sem precisar de pacotes de codificadores: MPEG-2, DivX, H.264, MKV, WebM, WMV, MP3. Executa
em plataformas: Windows, Linux, Mac OS X, Unix. Totalmente gratuito, livre de vírus, propagandas e sem rastreamento de dados do usuário. Pode converter mídia e criar fluxos.
FORMATFACTORY

Format Factory é um conversor de mídia que consegue converter qualquer coisa para MP4; 3GP; MPG; AVI; WMV; FLV; SWF; MP3; WMA; AMR; OGG; AAC; WAV; JPG; BMP; PNG; TIF; ICO; GIF; TGA. 
Além disso ele pode ripar DVD para arquivo de vídeo, Ripar cds de Música para arquivo de áudio. Arquivos MP4 com suporte do iPod/iPhone/PSP/BlackBerry. Também suporta os formatod RMVB e AV Mux.

Suporte a conversão de todos os formatos populares de vídeo, de áudio e imagem para os outros formatos. Repara arquivos de áudio e vídeo. Suporte para iphone e ipod. A conversão de imagem suporta Zoom,Girar/Inverter as tags. E além de tudo isso, ainda tem suporte também para 62 idiomas e funciona em todos os sistemas operacionais Windows.
Esses são apenas ums poucos porgramas sem os quais eu praticamente não existo. É claro que em todos os casos é uma questão de gosto. Posso defender estes programas em comparação a muitos outros mas, provavelmente não posso convencer a todos de que estes que citei são melhores que qualquer um. No entanto, um fato é indiscutivel em relação a estes, o fato de que são todos muito úteis.
Agora compartilhe nos comentários quais são os seus programas favoritos, aqueles que se não encontra em um sistema, já parte logo atrás do download deles...

4 Comentários:

  • Hansmiller Toledo da Silva says:
    26 de abril de 2015 às 10:28

    Só programa bom, parabéns por disponibilizar seu tempo em criar um post assim.

  • WNantes says:
    27 de abril de 2015 às 07:58

    Grande HANS... Cara, é sempre um prazer escrever aqui e melhor ainda quando temos retorno dos colegas como vc que sempre comenta. Esses programas são. de fato, ferramentas das quais eu nao fico sem.

    Claro que tem muitas outras mas, resolvi deixar para fazer mais materias no mesmo estilo futuramente, pelo menos mais duas no mesmo sentido e mostrando mais aplicativos. Depois farei outra sobre sites úteis os quais também sempre utilizo.

    Se vc tiver alguma sugestão de software ou site, pode enviar aqui nos comments. Vamos trocar ideias úteis ;)

    []s meu amigo...

  • Unknown says:
    15 de setembro de 2015 às 10:16

    Baita post =D

  • WNantes says:
    15 de setembro de 2015 às 16:59

    Valeu Gilberto ;) Obrigado pelo retorno...

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.