Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Dicas e Segurança sobre o WhatsApp

Acompanhe aqui uma série de dicas e textos sobre o Whatsapp, que  é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular da atualidade, existindo para Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e Symbian. este aplicativo que esta dominando o universo. Todas as dicas e informações foram coletadas do site do próprio aplicativo.

Quais são as taxas para o uso do WhatsApp?

A empresa que produz o aplicativo possúi uma política de não utilizar propagandas e, basicamente por isso, o serviço é gratuito. Porém, o WhatsApp possui uma pequena taxa de assinatura. Lembre-se de que o WhatsApp nunca o cobrará automaticamente por esta anuidade.

Para todos os telefones, o WhatsApp é gratuito para fazer o download e testar durante um ano. Após o primeiro ano, você terá a opção de pagar uma assinatura anual de serviço que poderá chegar a R$ 3,00. As assinaturas são cumulativas, portanto, se você pagar por um ano de assinatura, o mesmo será adicionado acima da sua atual assinatura gratuita de um ano. Não há nenhuma diferença entre as versões gratuitas e pagas, a não ser a duração do serviço. Nota: Remover e reinstalar o WhatsApp não afeta a sua assinatura.
Se você tiver mais dúvidas sobre os custos relacionados ao uso do WhatsApp, por favor, leia aqui.

O que significam as marcas das mensagens ?


Os tiques irão aparecer ao lado de toda mensagem que você enviar. Aqui você encontra o que cada um significa:
  • – mensagem entregue.
  • – mensagem entregue ao telefone de seu contato.
  • – mensagem lida pelo contato
Tenha em mente que para mensagens de grupo, os dois tiques somente irão aparecer quando todos os contatos lerem a mensagem, a qual indica que a mensagem foi entregue com sucesso ao servidor.

A tela de Info da Mensagem mostra quem leu sua mensagem e quando. Se você ver somente uma marca de tique ao lado da mensagem, provavelmente não há nada errado com seu WhatsApp ou seu telefone. Podem haver vários motivos para sua mensagem ter sido enviada, mas não entregue ao seu contato:
  • O telefone do destinatário pode estar desligado.
  • Ele pode estar dormindo, especialmente se estiver em outro fuso horário.
  • Ele pode não estar conectado à internet.
  • Ele pode ter visto a notificação na tela, mas não abriu o app. (muito comum no caso de destinatário com iPhone).
  • Ele pode ter bloqueado você. Leia esta página para obter informações.

O que visto pela última vez e online significam, exatamente?

As informações online e visto pela última vez são marcadores que informam se o contato está online ou a última vez que estiveram conectados no WhatsApp.

  • ONLINE significa que o contato está com o WhatsApp aberto e conectado à internet. Não significa, necessariamente, que ele leu ( ou lê ) suas mensagens.
  • VISTO PELA ÚLTIMA VEZ na verdade refere-se à hora em que o contato saiu do WhatsApp, você pode também pensar como "ficou offline..."

Através das Configurações de Privacidade, você possui a opção de controlar quem pode ver o seu último horário online. Lembre-se de que você não pode omitir o seu status de online. Existem algumas razões pela qual você possa não estar vendo o último horário visto de um contato:

  • Seu contato pode ter alterado as Configurações de Privacidade para omitir esta informação
  • Você pode ter configurado as suas Configurações de Privacidade para não compartilhar o seu último horário visto. Se você não compartilhar o seu último horário visto, você também não poderá ver o de outras pessoas.
  • Você pode ter sido bloqueado.

Colocar uma senha no WhatsApp?


O WhatsApp não possui um mecanismo de senha incluído no aplicativo. Se você deseja colocar uma senha para bloquear o aplicativo no seu telefone, existem vários aplicativos na loja Google Play que podem fazer isso por você.

O que acontece quando bloqueio alguém? 

Quando você bloqueia alguém no WhatsApp, você não recebe mais mensagens deste contato através do aplicativo.

Em detalhes, isto é o que acontece quando você bloqueia alguém

  • As mensagens do WhatsApp enviadas por um contato bloqueado não serão exibidas em seu telefone e nunca serão entregues à você. 
  • Suas informações de visto pela última vez e online não estarão mais visíveis aos contatos bloqueados. Acesse aqui mais detalhes sobre o visto pela última vez.
  • Qualquer atualização feita à sua mensagem de Status não será visível para seus contatos.
  • Qualquer mudança à sua imagem do perfil não estará mais visível aos contatos bloqueados.
  • Você não poderá enviar mensagens a um contato bloqueado até desbloqueá-lo.

Existe, porém, um detalhe importante que o bloqueio não altera

  • Bloquear alguém não remove o contato de sua lista do WhatsApp nem remove você da lista de contatos deste seu contato. Para excluir um contato da sua lista do WhatsApp, você precisa excluí-lo da sua lista de contatos do seu telefone.
Se você desbloquear um contato, você não receberá as mensagens que este contato lhe enviou durante o período que esteve bloqueado.

Como posso saber se alguém me bloqueou no WhatsApp?

Existem alguns indicadores de que você pode ter sido bloqueado:
  1. Você não vê mais as informações de visto pela última vez ou online na janela de conversa com este contato.
  2. Você não recebe atualizações feitas na foto de perfil do contato
  3. Todas as mensagens que você enviar para um contato que bloqueou você sempre trarão um tique (mensagem enviada) e nunca um segundo tique (mensagem entregue).
Se você perceber esses dois indicadores para um contato, pode significar que ele está bloqueando você. Mas existem outras possibilidades. Deixamos isso intencionalmente ambíguo para proteger sua privacidade ao bloquear alguém. Desta forma, não temos como dizer se você foi bloqueado por alguém.

Dicas e Segurança

Dados divulgados recentemente mostram que o aplicativo tem 430 milhões de usuários no mundo todo. O número representa um aumento de 30 milhões desde os últimos dados revelados, em dezembro de 2013. Os benefícios do WhatsApp são muitos, mas também existem vários cuidados que precisam ser tomados por quem usa o programa.Como a troca de mensagens é geralmente muito pessoal, ninguém quer um bisbilhoteiro investigando o que foi escrito ali, e muito menos que esses dados caiam nas mãos de um criminoso virtual. Veja o que é possível fazer para evitar problemas.

Apague as suas conversas
Uma das melhores proteções para quem usa o WhatsApp é não transformá-lo em um arquivo da sua vida. Com o tempo, as mensagens se acumulam e viram um prato cheio para curiosos ou pessoas mal-intencionadas. Um jeito bom – e um tanto radical – de evitar que caiam em mãos erradas é apagá-las regularmente.

Por que você acha que o Snapchat já caiu no gosto dos americanos, e vem conquistando espaço no mercado brasileiro? Justamente pelo fato de o aplicativo sumir com as imagens trocadas após dez segundos. Quem viu, viu. Quem não viu, não vê mais.

Bloqueie o smartphone
Outra proteção bastante eficaz contra curiosos é muito simples de se fazer. Basta colocar uma senha de acesso ao smartphone, que pode ser numérica, por reconhecimento de padrão ou biométrica. As opções variam de acordo com o modelo do aparelho.

Cuidado com os grupos
Grupos de mensagens coletivas são um perigo. Como há várias pessoas, pode ter aquele “engraçadinho” que compartilha fotos e vídeos ilegalmente. Lembre-se de que as mensagens podem ser investigadas, se houver um processo judicial. E também pondere antes de escrever ou enviar algo neste grupo, pois há a chance daquele “engraçadinho” encaminhar mensagens suas para outras pessoas. E isto pode causar uma grande dor de cabeça. Desde brigas com namorados até, em casos mais graves, processos criminais.

Não receba arquivos desconhecidos
Recentemente, estava circulando um malware pelo app que anunciava ao usuário que ele tinha uma nova mensagem de voz, e ao clicar no play, a pessoa baixava o arquivo infectado para o smartphone.
Por isto, antes de fazer download de arquivos, verifique se o remetente é conhecido. E fique atento, pois as mensagens de voz aparecem automaticamente após apertar o play. Não há necessidade de clicar em link nenhum para ouvi-las.

E não responda para números desconhecidos. Este também é outro tipo de golpe, no qual o criminoso te manda uma mensagem, e qualquer retorno seu já serve para ele te prejudicar. Ah! Um antivírus, nestes casos, irá ajudá-lo bastante.

Evite Wi-Fi público
Redes públicas de acesso Wi-Fi são perigosas não apenas para quem usa WhatsApp, mas para qualquer tipo de aplicativo que transmita dados pela web. Como a senha é compartilhada, pessoas podem espionar o tráfego. E numa destas, algum desconhecido pode ter acesso às suas conversas.

Certifique-se de que está falando com a pessoa certa
Além de criminosos virtuais, é preciso ter cuidado com aqueles que também agem nas ruas. Há casos de pessoas que têm o celular roubado, e o ladrão troca mensagens com os contatos da vítima fingindo ser ela. O objetivo, claro, é contar uma história fantasiosa para aplicar um golpe. Fique esperto e não passe dados pessoais. Se marcar um encontro, não deixe de confirmá-lo com uma ligação.

!!! A DICA MAIS IMPORTANTE DE TODAS !!!

NÃO USE CELULAR NO TRÂNSITO !!! Seja com WhatsApp, com qualquer outro aplicativo ou mesmo falando. Dirigir falando ao celular ao mesmo tempo, ou pior ainda, enviar e receber msgs no whats ou qualquer outro aplicativo é tão perigoso e danoso quanto dirigir embreagado. Por isso, para aqueles que não acreditam nisso, selecionamos uma pequena coleção de vídeos que podem ajudar a repensar essa idéia. Acompanhe se tiver estomago para isso.

1 Comentários:

  • WNantes says:
    4 de setembro de 2015 às 07:26

    Valeu pela dica do link André.

    Também dei uma olhada no seu site. Muito legal.

    []s ;)

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.