Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Agora até Smart TV pode pegar Vírus - até que não demorou

Demorou bem menos do que o esperado.


Como se não bastasse o fato de que as Smart TVs espionam seus hábitos de uso e navegação, e enviam essas informações para servidores remotos, agora, a Symantec anunciou que descobriu como infectar uma smart tv com um ransomware. E isso é uma péssima notícia, por que se os 'caras legais' descobriram isso com tanta facilidade, que dirá os caras maus. O pior de tudo é que, segundo Candid Wueest, pesquizador da Symantec que conseguiu a façanha, o processo é relativamente fácil.

A grande maioria das Smart TVs funciona com um destes sistemas operacionais: Android/Android TV, Web OS 2.0, Firefox OS ou Tizen. Sendo assim, existe uma boa chance de que qualquer Smart TV, que execute um destes sistemas, seja afetada por essa vulnerabilidade.

Wueest adquiriu uma Smart TV que veio com um portal de jogos pré-instalado, e ele descobriu que a comunicação entre a TV e o portal não era encriptada. Ao monitorar a conexão, ele conseguiu interceptar uma requisição de instalação de aplicativo e altera-la para instalar o seu código malicioso.

O sucesso deste processo depende da possibilidade do usuário ser ou não induzido a instalar um aplicativo adulterado malicioso. No entanto, isso geralmente não representa uma grande barreira para os malwares atuais, já que, os usuários estão tão acostumados a clicar sem observar durante as instalações e este comportamento pode garantir que realizem a instalação do código malicioso cegamente.

Usuários mais precavidos podem suspeitar que algo esteja errado, mas lembre-se que Wueest explorou uma falha de um portal legítimo. Portanto, é mais correto pensar que as empresas responsáveis pelos repositórios de aplicativos deveriam garantir formas de minimizar os riscos para nós. Porém, parece claramente que este não é o caso.
 
Quanto aos vírus, pense que, uma vez que eles consigam acessar a sua TV, já estarão na sua rede, terão passado pelo seu firewall. Em teoria, isso pode funcionar como uma porta para acessar os seus computadores. E se uma empresa possuir uma destas Smatr TVs em suas salas de espera, sala de conferencias ou reuniões, estarão correndo um risco potencial.

Por: Lee Mathews - geek.com

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.