Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Western Digital lança HD de 10 TB todo cheio de Hélio

A divisão HGST da Western Digital lançou o primeiro disco rígido para uso diario com a incrível capacidade de 10 TB e preenchido com hélio do mundo. Enquanto isso, apesar de reiterar que iria ter uma unidade de 10 TB no mercado este ano, a Seagate ainda não ultrapassou a marca de 8 TB.

O Ultrastar HE10 é notável por duas razões: é hermeticamente fechado e cheio de hélio, o que ainda é uma idéia nova; e ele consegue armazenar sete discos em 25,4 milímetros (1 polegada) do disco rígido.
 
A Seagate ainda não conseguiu espremer sete discos em um disco rígido de 3,5 polegadas, e parece que é por isso que está ficando para trás nesta corrida de capacidades contra a HGST.  Existem algumas razões pelas quais a Seagate não atingiu esta marca ainda, e o uso do hélio pela HGST, que oferece significativamente menos resistência do ar para os pratos giratórios, é provavelmente o principal deles.

Ambos HGST e Seagate estão trabalhando em unidades HAMR, embora Seagate tenha falado mais sobre isso, dizendo que eles poderiam ter algumas unidades deste tipo no mercado em 2016. A HGST, com a possibilidade de usar sete discos à sua disposição, não deve ter nenhum problema para bater 15 ou 20TB durante o próximo ano, mas seu caminho em direção unidades on-line maiores, usando PMR ou HAMR, ainda não é claro.

Não há um preço oficial listado para o Ultrastar HE10, mas provavelmente vai custar cerca de £ 600, ou seja, algo em torno de R$ 3470,00. As unidades de 8TB da Seagate são muito mais baratas, com preço aproximado de £ 170 / R$ 982 (aproximadamente), mas tem garantia mais curtas.

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.