Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Teste do novo navegador conceito Opera Neon

neon
Estranho imaginar a ideia de "conceito" em termos de navegador de internet mas, é isso mesmo que a própria Opera fala a respeito do seu novo browser, o Neon ou Opera Neon. Baixei e instalei o aplicativo e de cara, já notei que o carregamento das páginas é mais rápido, pelo menos me pareceu bem mais rápido para carregar as páginas que costumo acessar.

Gostei do visual sem muitas frescuras e da ideia de usar o papel de parede do seu desktop como fundo do navegador mas, a barra lateral, que é equivalente à barra de abas abertas, é muito grande e consome muito espaço navegável dos sites.
E ainda não consegui descobrir um jeito de diminuir ou, preferencialmente, ocultar essa barra lateral para ampliar o espaço na janela. Além disso, a combinação de teclas "Alt+Tab" não mostra as abas abertas, simplesmente alterna entre elas e na verdade, neste novo browser não são abas propriamente mas "bolhas", o que já faz parte da ideia de conceito mas, elas poderiam ser mostradas em um conjunto flutuante de pequenas bolhas que, ao serem acessadas, abririam mostrando as opções e assim, economizaria espaço da janela navegável mais uma vez.

No outro extremo da janela, o navegador exibe uma barra que funciona como a "barra de menu" do browser mas, assim como a anterior, consome espaço da área navegável e também poderia se resumir em um pequeno ícone ou uma pequena barra flutuante com os ícones que já possui.
A barra de status segue o padrão recente da maioria dos navegadores, o que incomoda muito um usuário das antigas da internet como eu por que, por vezes, utilizamos os dados exibidos nessa barra para obter informações importantes antes de acessar um link duvidoso ou desconhecido mas, esse novo padrão adotado pelos browsers recentes é muito curto e mostra pouca coisa. Para quem gosta de economizar espaço para navegação isso é bom mas, por outro lado, o espaço utilizado por uma barra de status expandida é mínimo e em contra partida, o nível de informações fornecidos por ela é muito útil.

O que é o tal Espaço da Janela Navegável ?¿

Veja bem, quando você navega na internet, dependendo da resolução da sua tela, você poderá obter muito espaço para a navegação propriamente dita. Realizei um teste com os navegadores mais conhecidos, onde inclui o Neon, para mostrar e explicar isso. O teste foi executado no meu notebook pessoal que possui a resolução de tela de 1366 x 768, veja os exemplos práticos disso nas imagens a seguir.

Opera Neon

Clique na imagem para ampliar
  1. Barra de endereços
  2. Lateral da área navegável preenchida com menu de opções do browser
  3. Outra lateral da área navegável preenchida com essa larga barra de "abas"
  4. Pequena barra de status

Opera

Clique na imagem para ampliar
  1. Barra de endereços e abas
  2. Lateral da área navegável preenchida com o conteúdo do site
  3. Outra lateral da área navegável preenchida com conteúdo do site
  4. Pequena barra de status


Chrome

Clique na imagem para ampliar
  1. Barra de endereços e abas
  2. Lateral da área navegável preenchida com conteúdo do site
  3. Outra lateral da área navegável também com conteúdo do site
  4. Pequena barra de status

Firefox

Clique na imagem para ampliar
  1. Barra de endereços e abas
  2. Lateral da área navegável preenchida com conteúdo do site
  3. Outra lateral da área navegável também com conteúdo do site
  4. Barra de status expandida

Palemoon

 Clique na imagem para ampliar
  1. Barra de endereço e abas (a mais fina de todas, mesmo incluindo a barra de titulo da janela)
  2. Lateral da área navegável preenchida com conteúdo do site
  3. Outra lateral da área navegável também com conteúdo do site
  4. Barra de status expandida que consegue mostrar muito mais informações
Isso é o que eu digo sobre "área navegável" do browser. Quando você tem um browser que pode ser configurado com suas preferências pessoais, você pode deixar ele tomar conta da tela toda ou pode transformar o browser de maneira que ele ocupe menos espaço possível, deixando o conteúdo do site o mais visível e acessível para você. 

Vale notar que nos casos do Firefox e Palemoon eu fiz exatamente isso, ou seja, eles não estão no seu formato padrão. Eu utilizo sempre alguns addons neles que alteram sua aparência e funcionalidade deixando os browsers mais finos e abrindo o maior espaço possível para mostrar o conteúdo dos sites, que é o que me interessa mais. 

É óbvio que o mesmo nível de configuração pode ser atingido no Opera (talvez) e no Chrome mas, por uma questão de preferência, opto sempre pelo FFx ou Plmoon.

Compensa ou Não Compensa ?¿

Não troque o seu navegador preferencial ainda! Muitos anos atrás, quando a internet praticava seus primeiros passinhos e o mercado de navegadores estava em fervorosa em plena "Guerra dos Navegadores", meu navegador favorito era o Opera. Com o passar dos anos, fui me identificando mais com o Firefox e Palemoon, que são meus navegadores favoritos hoje em dia. O Opera Neon parece ser muito bom, tem pontos interessantes no visual e a velocidade de carregamento das páginas realmente impressiona mas, ele ainda não é maduro o suficiente para substituir seu navegador favorito, pode ter certeza disso. É claro que vale a pena instalar para testar e conhecer a ideia mas, nada além disso.

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.