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Carro Nuclear Pode Funcionar Pela Vida Inteira Com Apenas 8 Gramas Combustível



Desde 1886 quando o mundo conheceu seu primeiro carro motorizado, a indústria automotiva percorreu um longo caminho saindo de grandes motores que mal conseguiam alcançar poucos cavalos de força, chegando atualmente à carros modernos com extrema eficiência e tecnologia. Mas, a diminuição das reservas e a emissão de poluentes continua perseguindo a indústria porque ainda não conseguiram encontrar uma solução eficiente para ambos.

Existe um certo setor da indústria que está explorando outra fronteira à procura de uma solução sólida.



A ideia de utilizar energia nuclear nos transportes não é exatamente nova, já que temos submarinos nucleares operando à décadas, mas encaixar uma célula de combustível nuclear em um carro de rua é extremamente complicado.

A empresa Laser Power Systems, da cidade de Connecticut nos Estados Unidos, esta desenvolvendo um método de propulsão que utiliza o tório para produzir eletricidade para alimentar o motor de um carro. O princípio é simples, o tório é radioativo e produz grande quantidade de calor. Um equipamento no carro irá produzir um laser de tório que aquecerá água que produzirá vapor e alimentará uma turbina. Esta turbina, conectada à um gerador poderá produzir energia quase que infinita para alimentar o motor elétrico do carro.


Charles Stevens, CEO da Laser Power Systems, diz que o carro pode ser alimentado desta forma durante toda a sua existência com apenas 8 gramas de tório. O conceito foi apresentado pela primeira vez na forma de um protótipo em 2009, o Cadillac World Thorium Fuel Concept. O tório não é utilizado comumente e por isso existem poucas explorações realizadas sobre suas reservas. Os Estados Unidos, a Austrália e a Índia possuem 85% do total da reserva de tório conhecida no mundo atualmente.




Por conta do acidente recente em Fukushima e vários outros incidentes com submarinos nucleares no passado, a segurança continua sendo o maior impedimento. O mundo está ativamente evitando esta tecnologia, mas devemos lembrar que a nossa busca para encontrar formas mais limpas de energia para o transporte deve continuar.

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