Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Ferramentas Para Testar HD e SSD


Uma das partes mais importantes do seu computador é a sua unidade de armazenamento, que atualmente pode ser um Disco Rigido (HD) ou um SSD. É neste componente que ficam armazenados o seu sistema operacional e todos os seus arquivos, jogos, músicas e qualquer coisa que você decida salvar no computador.

Por isso, essa é uma peça na qual nós técnicos e mesmo os usuários devem prestar muita atenção pois se não cuidar direito desse dispositivo, o risco de perda de dados é evidente.

Falando para os técnicos, vamos indicar aqui alguns dos softwares mais eficientes para análise e testes destes componentes.


HDD-Regenerator


O Regenerador de HDD analisa a superfície da unidade de disco rígido, procurando por setores defeituosos e pode reparar estes setores na estrutura física do disco, usando um gerador especial chamado "laços de Hysteresis". O programa trabalha somente na modalidade de leitura e não faz nenhuma mudança à estrutura do sistema do HD.

Página: dposoft.net

HD Tune


O HD Tune é um dos melhores aplicativos desta lista e possui as seguintes funcionalidades:
  • Benchmark: para medir a performance geral do HD
  • Info: mostra informações detalhadas
  • Health: verifica a "saúde" do HD baseado em informações obtidas através do SMART 
  • Error Scan: teste de superfície
  • Monitor de temperatura

Outra vantagem do HD Tune é que ele pode funcionar também com unidades esternas como cartões de memória, iPods, pendrives, etc.

Página: hdtune.com

HDDScan


O HDDScan é um software gratuíto para diagnóstico de HDs, Pendrives e drives SSD. O programa testa o dispositivo desejado porcurando por erros (Bad-blocks) e mostra informações de S.M.A.R.T.

O HDDScan também pode ser útil para realiser verificações regulares do estado de saúde do dispositivo desejado atravéz do teste chamado "Health Test", realizado para prever a degradação do componente, para que você possa se previnir contra perda de dados antes que elas aconteçam.

Página: hddscan.com

MHDDD


O MHDDD é um dos programas mais populares para diagnósticos de HDD e suporta interfaces IDE, SATA e SCSI. Também existe a possibilidade de acessar um armazenamento USB através da utilização de drivers para emulação USB->SCSI.

Este software pode fazer o diagnóstico preciso da parte mecânica, ver atributos de SMART, executar o formatação de baixo nível, reparo de setores, testes diferentes e dezenas de outras funções. 

Página: hddguru.com

Victoria


O Victoria é um programa experimental, mas muito eficiente. O programa é capáz de diagnosticar a unidade quanto à presença de setores defeituosas, defeitos flutuantes e erros de interface. O software suporta a maioria dos tipos de unidades e um dos recursos mais interessantes deste aplicativo é o uso de algoritmos especiais para definir automaticamente os tempos limite e o tamanho do bloco.

Página: hdd.by/victoria 

CrystalDiskInfo


O CrystalDiskInfo é um utilitário pequeno que monitora o status de discos rígidos que suportam a tecnologia SMART e fornece uma avaliação geral da saúde da sua unidade. Também exibe informações detalhadas como flash, número de série, interface padrão, o tempo total de uso, quantidade de vezes em que o HD foi ligado, etc. Ele também exibe os atributos dos parâmetros do autoteste SMART táis como:

  • Erros de leitura
  • Desempenho
  • Tempo de partida/parada
  • Tempo de busca
  • Número de ciclos on-off
  • e muitos outros dados...

Página: crystalmark.info

SeaTools


O SeaTools é uma ferramenta de diagnóstico abrangente e fácil de usar que ajuda a determinar rapidamente a condição da unidade de disco, disco externo, desktop ou notebook. Ele inclui vários testes que irão examinar a mídia física em seu disco rígido Seagate, Maxtor ou Samsung e qualquer unidade de disco não-Seagate.

Página: seagate.com

ADATA SSD ToolBox



O ADATA SSD ToolBox fornece várias informações sobre o seu SSD como capacidade, espaço usado na unidade, temperatura, integridade e vida útil da unidade. Além disso, o aplicativo oferece também o Quick Diagnostics, que executa testes básicos no espaço livre da unidade selecionada, e o Full Diagnostics, que executará um teste de leitura em todo o espaço usado da unidade selecionada.

O programa também possúi utilitários SSD que incluem Apagamento de Segurança, Atualização de Firmware, Atualização da Caixa de Ferramentas SSD e Registro de Exportação. A Otimização do SSD fornece serviço TRIM no espaço livre da unidade e a Otimização de SO fornece configurações simples de otimização da unidade SSD.

Página: adata.com


Intel Solid-State Drive Toolbox



O Intel Solid-State Drive Toolbox é um pacote completo de diagnóstico e otimização para SSDs Intel que pode fornecer uma visão dos parâmetros de funcionamento de uma unidade, permitindo que você avalie seu desempenho e execute operações de manutenção. O aplicativo pode detectar automaticamente todas as unidades de estado sólido conectadas fabricadas pela Intel, bem como as outras unidades (SSD ou HDD) com que seu sistema está equipado. 

Ele exibe informações detalhadas sobre cada uma delas, como o modelo, a capacidade total de armazenamento, o espaço usado e disponível, a versão do firmware e o número de série. Além disso, inclui dados relativos a cada setor, reservado ou não, a configuração geral da unidade, bem como os modos de transferência suportados e o tempo de ciclo de transferência PIO, ATA série, gestão de energia, cache, velocidade de leitura e escrita.

Com base nos parâmetros SMART, o aplicativo pode avaliar o estado geral e estimar o período de funcionamento da unidade.

Página: intel.com


0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.