Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Os mais Terríveis Vírus de computador de todos os tempos

Um vírus é um programa auto replicante que se anexa a arquivos executáveis. Quando o arquivo é executado pelo usuário, o vírus é executado ao mesmo tempo e entra na memória do sistema. Uma vez na memória, ele passa a procurar por outros arquivos que possam ser infectados ou fica rodando em segundo plano e infecta qualquer arquivo utilizado ou acessado pelo programa infectado.

Ao longo dos anos, muitos vírus de computadores surgiram e sumiram no mundo da informática. Eles já fazem parte da cultura da tecnologia a muito tempo, mesmo apesar de que a grande maioria dos usuários comuns ainda não os trate com o devido cuidado.

Alguns desses vírus estão no mercado a muitos anos, outros acabaram desaparecendo e, existem ainda aqueles que ficaram marcados na história da informática devido aos danos causados, sua velocidade de propagação e outros fatores.

Reunimos aqui uma lista com alguns dos mais terríveis Vírus de todos os tempos para você lembrar ou aprender sobre eles.

Lista Negra

Anna Kournikova (2001)


Este vírus utilizou este nome como truque para fazer com que suas vítimas acreditassem que estavam recebendo ou baixando fotos sensuais da estrela tenista Anna Kournikova.

Esta praga causou poucos danos financeiros mas, teve um grande impacto cultural ao ganhar fama em 2002 em um episódio do seriado Friends.

Sasser (2004)

O Sasser foi um dos primeiros vírus a explorar a invasão do PC sem precisar de interação ou autorização do usuário. Além disso, ele não precisava que o usuário abrisse o e-mail ou executasse o arquivo infectado, a contaminação acontecia utilizando um Exploit, que explorava uma porta da rede, enviando uma série de códigos, que após provocar um pane na CPU, transferia o vírus para dentro do PC, tomando o controle do mesmo.

Em abril de 2004, a Microsoft lançou um patch para esta vulnerabilidade. Pouco depois, um adolescente, na Alemanha, lançou o worm Sasser. Muitas variantes do worm Sasser afetaram companhias aéreas, transporte público, e redes de hospitais, causando $18 bilhões de dólares em danos.

Skulls.A (2004)

O Skulls.A é um vírus assustador que afetou o smartphone Nokia 7610 e outros dispositivos SymbOS. O malware foi desenvolvido para mudar todos os ícones do aparelho infectado e desativar todas as suas funções, além de bloquear para fazer e receber chamadas.

A F-Secure diz que o Skulls.A causou poucos danos, mas esta praga virtual é, inegavelmente, assustadora.

Zeus (2009)

Enquanto muitos malwares dessa lista são pouco mais do que incômodos, o Zeus (AKA zbot) foi uma ferramenta usada por uma complexa organização criminosa.

O trojan usava phishing e keylogger para roubar bancos online e credenciais, e com isso conseguiu drenar cerca de $70 milhões das contas das vítimas.

Melissa (1999)

Nomeado a partir de uma estriper da Florida, o vírus Melissa foi desenhado para se auto propagar enviando cópias de si para os primeiros 50 contatos da lista de e-mails do livro de endereços do Outlook da vítima original. O ataque foi tão bem sucedido que o vírus conseguiu atingir 20 por cento dos computadores do mundo, causando um dano estimado em $80 milhões de dólares.

O criador deste vírus, David L. Smith, foi capturado pelo FBI, permaneceu preso por 20 meses, e saiu finalmente após pagar uma fiança de $5,000 dólares.


Sircam (2001)

Assim como muitos dos primeiros scripts malware, o Sircam usava engenharia social para enganar as pessoas para que abrissem um arquivo anexo no seu e-mail

O vírus escolhia um arquivo qualquer do Office, infectava-o, e o enviava para todos os endereços de e-mails da lista de contatos do computador da vítima.

Um estudo de uma universidade da Florida estima que os danos causados pelo Sircam alcançaram algo em torno de $3 Bilhões de dólares.

O Stuxnet (2009)

O Stuxnet é um dos primeiros vírus conhecidos criado para a guerra cibernética. Criado em um esforço conjunto entre Israel e os EUA, o Stuxnet tinha como alvo os sistemas de enriquecimento nuclear no Irã.

Os computadores infectados comandavam as centrifugas nucleares a girar até quebrar, enquanto que ao mesmo tempo, fornecia informações falsas de que as operações eram correndo normalmente.

SQL Slammer/Sapphire (2003)

Com apenas 376 bytes, o vírus SQL Slammer possuía grande capacidade destrutiva em um pequeno pacote.

Este pequeno vírus conseguiu as seguintes proezas: Deixou toda a internet mais lenta, desativou centros de emergência (911), derrubou mais de 12,00 caixas eletrônicos, fez com que a Coréia do Sul ficasse inteira off-line. Ele também derrubou toda a rede da base nuclear de Davis-Besse em Ohio.

Storm Trojan (2007)

O Storm é muito sinistro. Trata-se de um malware de e-mail que atingiu 8% do total global de infecções em apenas três dias após seu lançamento em janeiro de 2007.

O trojan criou uma enorme botnet contendo algo em torno de 1 a 10 milhões de computadores, e porque foi concebido para alterar o seu código a cada 10 minutos, o Storm provou ser extremamente resistente.

Code Red (2001)

O worm Code Red, chegou a infectar um terço de todos os servidores web ISS da Microsoft após sua criação.

Ele derrubou o site da Casa Branca dos Estados Unidos - whitehouse.gov, substituindo a sua homepage com uma mensagem "Hacked by Chinese!". Os prejuízos causados pelo Code Red foram estimados na casa dos bilhões de dólares em todo o mundo.

Nimda (2001)

Lançado logo após o ataque de 11 de Setembro, muitos pensaram que o worm devastador tinha uma conexão com a Al Qaeda (o que nunca foi provado).

Ele se espalhou através de múltiplos vetores, derrubando redes bancárias, tribunais federais e vários outros sistemas de computador.

O Nimda causou danos que ultrapassaram a marca dos $500 milhões de dólares nos seus primeiros dias.

ILOVEYOU (2000)

O worm ILOVEYOU ou Carta de Amor, chegou às caixas de entrada dos e-mails pelo mundo à fora disfarçado como um arquivo de texto de um admirador secreto.

Mas esta carta de amor fora tudo menos doce: Em maio de 2000, ele rapidamente se espalhou para 10 por cento de todos os computadores conectados à Internet, levando a CIA a desligar seus próprios servidores de e-mail para evitar que o vírus continuasse se alastrando.

Os danos causados foram estimados em $15 bilhões.

Cryptolocker (2014)

Computadores infectados com Cryptolocker tem arquivos importantes em seus discos rígidos criptografados e "sequestrados" pois, somente serão "liberados" após o pagamento de um "Resgate".

Aqueles que pagam cerca de $300 dólares em bitcoins para os hackers ganham acesso à chave de criptografia; quem não paga, perde todos os seus dados para sempre.

Netsky (2004)

O worm Netsky, criado pelo mesmo adolescente que fez o Sasser, fez o seu caminho ao redor do mundo por meio de anexos de e-mail. A variante P do Netsky foi a mais difundida no mundo, mesmo mais de dois anos após o seu lançamento Fevereiro de 2004.

Conficker (2008)

O worm Conficker, ou Downup, ou Downadup, ou ainda Kido, detectado pela primeira vez em dezembro de 2008, foi projetado para desativar programas antivírus nos computadores infectados e atualizações automáticas que poderiam remove-lo de alguma outra maneira do computador infectado.

O Conficker se espalhou rapidamente para várias redes de computadores importantes, incluindo as da Inglaterra, França, e as forças armadas Alemãs, causando cerca de $9 bilhões em danos.

Michaelangelo (1992)

O vírus Michelangelo se espalhou para poucos computadores e causou pouco dano real. Mas o conceito de um vírus de computador definido para "detonar" em uma data especifica, neste caso em 06 de março de 1992, causou histeria em massa na mídia, deixando muitos usuários com medo de operar seus PCs.

Sobig.F (2003)

O trojan Sobig.F infectou algo em torno de 2 milhões de PCs em 2003, cancelando voos da Air Canada e causando lentidão em centenas de redes de computadores em todo o mundo. Este vírus disfarçado de falha chegou a marca de $3 bilhões de prejuízo causado, tornando-o um dos mais caros em esforços de recuperação de malware da história.

MyDoom (2004)

Em setembro de 2004, especialistas chamaram o MyDoom de "o pior surto de vírus de todos os tempos", e não foi surpresa o porquê. O worm aumentou o tempo médio de carregamento das páginas de toda a Internet em 50 por cento, bloqueou o acesso de computadores infectados para sites de antivírus, e lançou um ataque de negação de serviço contra a gigante Microsoft.

Os custos associados com a limpeza contra o MyDoom em todo o mundo foi estimado em $40 bilhões.

Finalizando

Esta foi uma pequena amostra da quantidade e do poder destas pragas virtuais. Todos sabemos que existem muitos vírus mais por ai e com certeza, ainda estão por vir outros que serão piores ainda do que os que já existiram e do que os que atualmente nos incomodam.

Agora, compartilhe conosco quais destes listados aqui você já enfrentou. Qual foi sua pior experiência com Vírus e outras pragas virtuais? ¿

Imagem: Computer Virus

0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.