Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Conheça o R-Drive Image - O melhor para clonar HD


Uma das melhores ferramentas de trabalho que todo o bom técnico de computadores precisa ter é um software para criação de imagens ou clonagem do HD. Em determinadas circunstâncias, este procedimento pode ser realizado para transferir completamente o sistema operacional de maneira rápida e segura de um computador para outro eliminando a necessidade de instalar tudo do inicio.

Outra tarefa muito útil que um programa como esse pode executar é a realização de backups do HD criando imagens completas das suas partições e recuperando-as posteriormente.  

Já conheci vários programas deste tipo mas o melhor que utilizei até agora, sem sombra de dúvidas, é o da R-Tools Technology chamado R-Drive Image que possui uma grande variedade de funções, é multi-lingual (que inclui o português), pode montar as imagens para acesso aos arquivos sem necessidade de descompacta-las, etc. 

Atualmente, sempre crio uma imagem de segurança dos HDs dos clientes antes de fazer qualquer tarefa no equipamento e isso, já me salvou de verdadeiras catástrofes algumas vezes.

Por padrão, sempre executo um backup manual dos principais arquivos do sistema e de arquivos pessoais do usuário mas nunca antes de criar essa imagem de segurança. Parece exagero mas, em se tratando de backup, quanto mais MELHOR!!!


O programa tem uma interface simples e bastante intuitiva que leva qualquer técnico experiente a utiliza-lo com extrema facilidade. Depois de instalar o programa no seu computador, você pode criar um disco ou pendrive de boot para utilizar nos computadores de clientes para criar as copias de segurança. Eu usei o WinToFlash para criar um pendrive com várias ferramentas que utilizo, incluindo o R-Drive.

Então, dou boot na máquina com esse pendrive e um HD externo acoplado nas portar USB e crio a imagem do HD salvando-a no HD externo.


Outra ideia muito útil é instalar um sistema operacional novo, instalar neste sistema todos os programas que deseja, fazer todas as atualizações e configurações e no final de tudo, gerar uma imagem deste sistema pronto para utilizar quando precisar fazer este trabalho novamente. Este processo elimina a necessidade de formatar e instalar tudo do zero. Quando terminar de recuperar a imagem do sistema na maquina nova, basta fazer os ajustes finos como, mudar o nome do computador e grupo de trabalho, configurar a rede e realizar mais alguma configuração especifica do seu cliente. Com isso, um trabalho que poderia levar horas pode ser concluído em questão de minutos. É claro que este processo não funciona sempre e é preciso muita experiência para saber quando isso vai funcionar corretamente ou não. 


0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.