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Como irritar o seu Técnico de Informática, aquele cara que você chama de "menino do computador"



Vamos irritar o menino dos computadores? Isso é muito fácil e não por que, sejamos "sensíveis" ou muito "frágeis", é simplesmente por que ouvimos frases e nomenclaturas pejorativas constantemente, além dos infinitos desvios de função pelos quais passamos. Vou relatar aqui algumas das muitas experiências que já experimentei como Técnico de Informática que foram, no mínimo, irritantes e muito difíceis de lidar.
 
Veja bem, falo de experiências particulares, mas tenho certeza que quase todos os colegas da área já passaram por situações semelhantes e vão entender muito bem o que estou falando. Porém, muito mais do que um tipo de "desabafo público", esse artigo serve para todos os outros colegas, chefes, patrões e clientes de modo geral que acabam inadvertidamente irritando, em alguns casos até ofendendo os profissionais da área de T.I., principalmente os técnicos de hardware.
 

Como Irritar Técnico de Informática ?

- Termos desfavoráveis


Uma das principais maneiras de irritar e até ofender qualquer profissional, de qualquer área de atuação, é menosprezar seu conhecimento e experiência e essa atitude se apresenta de várias maneiras. Uma das que mais me irrita é usar o famigerado termo "o menino do computador", que oóbviamente não tem a intensão de ofender, porém, acaba adquirindo um tom depreciativo mesmo que não tenha sido de maneira intencional. Quando você diz: "o menino do computador está arrumando o meu PC aqui..." você acaba causando no seu interlocutor a falsa impressão, mesmo que não totalmente consciente, de que chamou um garoto viciado em jogos de computador e refrigerante, recém saído da puberdade, com a cara cheia de acne e que "manja" de informática para reparar os problemas do seu equipamento. 
 
Veja bem, não tenho nada contra os garotões nerds, mas realmente me chateia ser comparado neste caso desta forma. Por que, queira ou não, essa acaba sendo a impressão que se transmite a respeito de alguém que, na verdade, é um profissional experiente, altamente capacitado e responsável que está te ajudando a resolver um problema, que em boa parte dos casos, pode ter sido causado por você mesmo! No meu caso especificamente, sou um profissional com 30 anos de experiência na área e vasto conhecimento. Portanto, ser mostrado ou comparado intencionalmente ou não desta forma, além de muito pejorativo, é extremamente frustrante e irritante!
 
É importante deixar claro que o fato de ser um profissional jovem e iniciante não desqualifica a capacidade de ninguém. Não é desse tipo de profissional que estou falando. Estou querendo dizer é que nos chamar de "o menino do computador" pode causar a impressão de que não somos qualificados e estamos sendo usados apenas como um "quebra-galhos" para resolver o problema, ou como uma maneira barata ou até mesmo gratuita para reparar o computador, e isso deprecia em muito qualquer profissional!
 

- Desvio de Função


Outra forma garantida de ofender qualquer um, é acreditar que o profissional tem a obrigação de resolver absolutamente tudo o que lhe for imposto, mesmo que, ou principalmente, algo que não faz parte das suas atribuições!

Falando mais uma vez de experiências próprias, vou listar alguns dos muitos conhecimentos que me foram atribuídos ao longo dos anos por ser "O Menino dos Computadores"  e acredite, cada um dos itens a seguir aconteceu de verdade. Já me pediram para arrumar:
  • Ferro de passar
  • Ar-condicionado
  • Calculadora
  • Copiadora
  • Aparelho de TV
  • Aparelho de telefone
  • Sanduicheira
  • Fogão
  • Máquina de escrever
  • E mais uma enorme quantidade de itens absurdos...
As pessoas acreditam que "O Menino do Computador" é sempre um MacGyver que pode resolver tudo e criar uma bomba nuclear com um chiclete e um alfinete. Mas PASMEM: Só que NÃÃÃOOO! Nós não temos o conhecimento pleno e absoluto de todos os assuntos técnicos do universo. Portanto, se o ferro de passar ou o fogão da empresa apresentarem defeito, chame um profissional da área específica que seja experiente e de confiança. Não caia no erro de imaginar que se o seu "menino dos computadores" resolver o problema, você vai economizar muito.
 
E por favor meus colegas Técnicos de Informática, NÃO CAIAM NO ERRO de dar "aquela olhadinha" que não custa nada por que se você fizer isso, corre o sério risco de acontecer uma das duas coisas a seguir: Ou você arruma e acaba assumindo para si mais uma disfunção e não vai ganhar absolutamente mais nada por isso, ou você piora o problema e acabará assumindo a culpa pelo defeito em si e também pelos prejuízos resultantes da sua "Falta de Profissionalismo" e total incompetência.

- Se não vai dar ouvidos, então não pergunte!

Isso irrita qualquer profissional de qualquer área de atuação, mas  particularmente, acredito que seja um desperdício mutuo de tempo de qualquer um que esteja fazendo seu trabalho corretamente. Uma das piores coisas que se pode fazer é pedir a opinião de alguém, somente para discordar em seguida e fazer exatamente o contrário daquilo que foi sugerido. 
 

Ora, se você não tem a intensão de seguir um conselho ou sugestão, porque se dar ao trabalho de perguntar então? Você perde o seu tempo e o meu fazendo isso, e além de irritar qualquer um, isso também pode te transformar naquele colega ou cliente chato com quem ninguém gosta de conversar ou interagir.
 
Além disso, seja realista, se você não tem pleno conhecimento de um assunto  técnico ou profissional, NÃO SE META no que não conhece. Se precisa de ajuda de fato, explique claramente qual a sua dúvida ou necessidade, ouça com atenção ao profissional a quem escolheu para te ajudar ou esclarecer, pergunte várias vezes se for preciso para não ficar com nenhuma dúvida, anote se for preciso e principalmente, por favor, SIGA CORRETAMENTE AS INSTRUÇÕES!!! Não se meta a dar uma de MacGyver.

 

- Não desvalorize ou menospreze seu colaborador!


Um profissional bem formado em qualquer ramo de atuação deve ser
sempre valorizado  e devidamente reconhecido. Nos dias de hoje, com a enorme quantidade de riscos impostos aos seus dados digitais, informações da sua empresa e de clientes, o profissional de T.I. experiente, bem informado e sempre atualizado está na linha de frente na guerra digital para proteger sua empresa e seu parque de hardware, portanto, não pense que sua função não é importante ou difícil. Muito pelo contrário, entenda que na era digital em que vivemos atualmente, um dos bens mais preciosos que sua empresa tem é a integridade dos seus dados e as suas informações, portanto, o cuidado com esse material deve ser dedicado a uma equipe de profissionais altamente capacitados e empenhados em garantir a sua segurança e funcionalidade. O Técnico de Computadores está ai para te ajudar, para reparar seus computadores e equipamentos de informática e redes, para te ajudar a garantir a segurança das suas informações e, em caso de crise, fazer o possível para colocar seus dados de volta a ativa e nos trilhos da normalidade. Por isso, não desconsidere esses profissionais, assim como a nenhum outro colaborador, por que cada um tem seu nível de importância na caixa de engrenagens que mantém sua empresa funcionando, assim como você e seus clientes!

- Não invente tarefas ou metas impossíveis


Todos sabemos que existe um limite para tudo na vida, e em qualquer empresa e profissão isso também é fato. Então seja sempre muito realista no que diz respeito às metas e projetos na área de informática. É verdade que a área da tecnologia é uma das que mais apresenta evolução e novidades nos últimos anos, porém, isso não significa que absolutamente tudo é possível somente por que queremos que seja, as coisas não funcionam assim. Me lembro muito bem do início da internet por aqui e sempre converso nostalgicamente com meus colegas de trabalho, de quando era uma dificuldade tremenda para fazer um atendimento remoto em nos clientes. E quando digo atendimento remoto, me refiro a horas e horas pendurado no telefone falando passo-a-passo o que a pessoa do outro lado da linha deveria fazer para resolver um problema no computador. E passar instruções assim por telefone, mesmo que fosse para uma pessoa experiente no assunto, sempre era um trabalho difícil e árduo. Hoje em dia, basta dizer, "me conecta ai" que a pessoa abre um programa de acesso remoto e em segundos estamos conectados do outro lado do mundo ajudando um colega ou cliente a resolver um problema. A pouco tempo atrás, pensar que seria tão fácil ajudar alguém remotamente era quase um sonho impossível, mas isso acabou acontecendo e hoje é algo rotineiro. 
 
Mas quando você assiste um filme e vê alguém pressionando uma tecla no computador e tele transportando o herói de um universo ao outro em questão de segundos, não pense que vai chegar amanhã na empresa e  falar para "o menino do computador" instalar esse aplicativo na sua empresa e pronto, todos os seus problemas com transporte acabaram... Mais uma vez, seja realista! Existem milhares de possibilidades tentadoras a nossa volta no que diz respeito à tecnologia da informação, mas temos que saber que tudo funciona no seu devido tempo. 
 
Portanto, inventar metas ou projetos que estão completamente fora da realidade é, mais uma vez, perda de tempo seu, dos seus profissionais e principalmente, dos seus clientes!


- Conclusão

Afinal, como agradar então ao "menino do computador"? Para início de conversa, não chame o profissional de  "menino do computador"!

Na real, esqueça essa ideia de agradar! Nós, profissionais da Tecnologia da Informação, assim como qualquer profissional experiente e competente em todos os ramos de atuação, não precisamos ser agradados. Todo mundo precisa de respeito e principalmente de reconhecimento ético das suas competências e capacidades profissionais, nada mais do que isso. Esse reconhecimento se dá através de remuneração justa e adequada, valorização do conhecimento e experiência de cada profissional e principalmente, RESPEITO mutuo!

Imagens: pinclipart | pixabay



2 Comentários:

  • Celi Eleodora Machado says:
    8 de novembro de 2020 às 21:49

    Eu acredito no trabalho ético e tudo que se diz profissional tem que haver um relacionamento de respeito mútuo. Não é um relacionamento familiar nem entre amigos. É único e puramente p r o f i s s i o n a l.

  • WNantes says:
    8 de novembro de 2020 às 22:08

    Essa é a palavra chave, Ética profissional!

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