Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Solução para Erro fatal na tentativa de executar o sysprep

O que é o Sysprep

O Sysprep é uma Ferramenta de Preparação de Sistemas da Microsoft para implantação do sistema operacional Microsoft Windows que foi introduzido ao sistema a partir do Windows NT 4.0 e está presente em versões posteriores.

Esta pequena ferramenta prepara um o operacional para ser clonado criando-se uma imagem do mesmo e posteriormente restaura-la em outro computador. O sistema Windows possui muitas informações que são únicas em cada instalação e estas precisam ser limpas ou  "generalizadas" antes de se poder gerar uma imagem do sistema instalado.

O que isso significa na prática ?

Para quem não sabe, a principal funcionalidade dessa imagem gerada de um sistema pronto é a capacidade de restaura-la em múltiplos computadores. Por exemplo, se você tem uma escola com vários computadores e precisa formatar, reinstalar o sistema operacional e todos os programas periodicamente, você pode criar uma imagem única de um sistema pronto com todos programas que utiliza já instalados, atualizados e propriamente configurados e em seguida, tudo o que você precisa é restaurar essa imagem em cada computador. Com isso, o processo que levaria no mínimo uma hora e meia (ou mais) em cada PC, pode ser realizado em 20 minutos.

Resumindo: Ao invés de gastar 2 horas, você gastaria apenas 20 minutos em cada computador.

Porque preciso do Sysprep ?

A muito tempo atrás, este processo de gerar e recuperar imagem era um pouco mais complicado e em alguns casos o procedimento não funcionava corretamente por causa das já citadas "informações únicas" de cada instalação do windows. Além disso, quando se recuperava a imagem em outra máquina, o sistema operacional não funcionava corretamente pois não reconhecia o novo hardware totalmente.

O principal causador deste problema era o "Identificador de Segurança do Computador" ou SIDs, que acabava ficando duplicado e isso comprometia a segurança do sistema operacional em redes e de mídias removíveis.

Alguns destes SIDs são:

  • Nome do computador
  • Identificador de segurança
  • Cache de driver

O Sysprep procura resolver esses problemas permitindo a geração de novos nomes de computadores, SIDs exclusivos e bancos de dados de cache de drivers personalizados.

Agora aqui há uma controvérsia. Alguns técnicos dizem que o SID não atrapalha o procedimeto e outros dizem que sim. Na minha experiência, na maioria das vezes que utilizei uma imagem sem usar o sysprep aconteceram problemas no sistema novo, alguns muito graves inclusive. Portanto, acredito que o mais correto e saudável para o sistema é utilizar o sysprep. Mas o que fazer se o sysprep não funciona ?

Vamos ao que viemos!

*** Vale LEMBRAR que o autor deste artigo não se responsabiliza por danos que possam ser causados no seu sistema por conta de mau uso das dicas e programas aqui indicados. Portanto, utilize com cautela e por sua conta e risco.

Pois bem, agora que já entendemos a utilidade do sysprep e vamos utiliza-lo, o que fazer quando ele apresenta este erro:


Após uma longa pesquisa encontrei algumas soluções possíveis para este problema. Testei todas essas que vou mostrar a seguir mas somente uma funcionou no meu caso.

Soluções possíveis

! ! ! A T E N Ç Ã O ! ! ! O registro é uma das partes cruciais do Windows. Se você modificar propriedades colocando nelas valores incorretos poderá fazer com que o seu Windows não inicie corretamente. Portanto, tome cuidado ao fazer qualquer modificação no Registro do Windows. Na dúvida, faça sempre uma cópia de segurança.

A primeira dica vem do site do Anderson Machado e segue (repostada) abaixo:

(...)Navegue até a pasta Sysprep, este é o caminho C:\Windows\System32\Sysprep e delete a pasta Panther.

Abra o registro do Windows e encontre as seguintes chaves:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\Status\SysprepStatus  em CleanupState coloque 2 e em GeneralizationState coloque 7.

Agora encontre esta chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform em SkipRearm coloque 1.

Abra o prompt de comando com direitos administrativos (botão direito executar como administrador ) e digite msdtc -uninstall em seguida digite msdtc -install

A dica abaixo é somente para 64 bits (mas tem que fazer os passos acima) copie o arquivo iesysprep.dll que esta em C:\Windows\system32 para C:\Windows\SysWOW64 e mande substituir (faça uma copia do arquivo de destino antes de substituir, para que se houver algum erro poder voltar o arquivo original). (...)

A segunda dica foi o que funcionou para mim e essa vem do usuário dc3 do forum bleepingcomputer.com e é muito simples. Basta abrir o prompt de comando como administrador e executar este comando:

net stop WMPNetworkSvc

Em seguida, execute o sysprep novamente.

Como gerar e usar imagens ?

Existem vários aplicativos excelentes para este trabalho e eu já utilizei muitos, por isso, vou indicar os que conheço e que para mim foram sempre muito úteis:


0 Comentários:

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.